By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Trump sai em defesa de Jair Bolsonaro e fala em ‘caça às bruxas’; governo Lula reage
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Trump sai em defesa de Jair Bolsonaro e fala em ‘caça às bruxas’; governo Lula reage
outros

Trump sai em defesa de Jair Bolsonaro e fala em ‘caça às bruxas’; governo Lula reage

Última atualização: 7 de julho de 2025 15:34
Published 7 de julho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um gesto ao ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) em sua rede social, Truth Social. Em post nesta segunda-feira (7/7), Trump pediu para deixarem Bolsonaro “em paz”. Disse que está acontecendo “algo terrível no Brasil” e que está acompanhando “muito de perto essa caça às bruxas contra Jair Bolsonaro”.

Contents
Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu emailConheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresasTarifa a quem se alinhar aos Brics

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

Trump não menciona o Supremo Tribunal Federal (STF), mas diz que o ex-presidente não é culpado de nada, que o único julgamento que deveria estar acontecendo é “o julgamento dos votos, chamado de eleições”. Bolsonaro está inelegível por duas decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e é réu no Supremo por tentativa de golpe de Estado em 2022.

O gesto era esperado por Bolsonaro desde que Trump tomou posse como presidente dos Estados Unidos. Em entrevista ao Washington Post, Bolsonaro sinalizou que aguardava uma manifestação de Trump e relembrou que sempre defendeu o presidente norte-americano em relação aos processos judiciais do colega.

Trump já fez este tipo de manifestação a líderes de outros países. Há cerca de dez dias, ele usou o mesmo termo “caça às bruxas” ao criticar ações contra o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. Também em post na Truth Social, Trump disse que “o julgamento de Bibi Netanyahu deveria ser cancelado imediatamente, ou um perdão dado a um grande herói, que tanto fez pelo Estado”.

Assim como fez Netanyahu, Bolsonaro também agradeceu o post. O ex-presidente publicou no Instagram uma foto ao lado de Trump, dizendo que recebeu “com muita alegria a nota” de Trump. “Agradeço ao ilustre Presidente e amigo. V. Exa. passou por algo semelhante. Foi implacavelmente perseguido, mas venceu para o bem dos Estados Unidos e dezenas de outros países verdadeiramente democráticos”, disse.

O governo brasileiro reagiu à manifestação de Trump dizendo se tratar de uma ‘interferência’ na soberania nacional. “A defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros. Somos um país soberano. Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja”, diz nota, assinada pelo presidente Lula. “Possuímos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei. Sobretudo, os que atentam contra a liberdade e o Estado de Direito”, completou.

O comentário do presidente dos EUA sobre acompanhar de perto o processo judicial contra Bolsonaro também gerou reações de lideranças do PT. Para a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, Trump está “muito equivocado se pensa que pode interferir no processo judicial brasileiro”.

“Não se pode falar em perseguição quando um país soberano cumpre o devido processo legal no Estado Democrático de Direito, que Bolsonaro e seus golpistas tentaram destruir. O presidente dos EUA deveria cuidar de seus próprios problemas, que não são poucos, e respeitar a soberania do Brasil e de nosso Judiciário”, acrescentou.

Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

Para o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias, “a manifestação pública de Trump dizendo ‘deixem Bolsonaro em paz’ representa uma interferência direta nos procedimentos judiciais do Brasil, desrespeitando a soberania nacional”. “O fato de um presidente estrangeiro tentar influenciar nossos processos internos atenta gravemente contra a independência da Justiça e compromete a autoridade do Estado brasileiro”, disse.

Tarifa a quem se alinhar aos Brics

Na noite de domingo (6/7), Trump ameaçou impor tarifas extras a produtos de países que se alinharem aos Brics. “Qualquer país que se alinhe às políticas antiamericanas do Brics será taxado com tarifa extra de 10%. Não haverá exceções a essa política. Obrigado pela atenção em relação a essa questão”, escreveu em rede social.

O post de Trump foi publicado após declaração de líderes dos Brics que criticou medidas protecionistas que têm sido adotadas no comércio global. A reunião de cúpula do grupo, formado por 11 países, ocorre no Rio de Janeiro até esta segunda-feira (7/7).

You Might Also Like

Deborah Secco lança vibrador que promete elevar o prazer feminino: “Sem julgamentos”

Suspeita de matar o pai, mulher nua em praia de SP tem prisão decretada 

Luciano Huck surpreende com opinião sobre vídeo de Felca; assista

Dino suspende efeito de atos estrangeiros no Brasil, inclusive aplicação da Lei Magnitsky

Ofertas do dia: smart TVs da Samsung e LG com até 56% de desconto

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Bêbado? Ronaldo Fenômeno é flagrado cambaleando ao deixar restaurante em meio à crise do seu time na Espanha; assista

5 de maio de 2025
Polícia prende dupla que invadiu casa e roubou carro de idoso no DF
Cristian Bell anuncia gravidez de namorada meses após ‘gafe’ de Safadão; veja
Professores de Salvador entram em greve por tempo indeterminado
Após oposição ocupar plenário do Senado, Alcolumbre marca sessão remota 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?