Durante a ligação, Maduro teria solicitado a remoção de sanções impostas a mais de 100 autoridades venezuelanas, o que foi recusado pelo presidente estadunidense Internacional, -transcricao-de-videos-, Donald Trump, Estados Unidos, Guerra, internacional, Maduro, Venezuela CNN Brasil
Segundo fontes ouvidas pela agência Reuters, Donald Trump teria dado até sexta-feira (28) para que Maduro deixasse a Venezuela para um destino de sua escolha, junto com seus familiares. A revelação surge em um momento de crescente tensão entre os dois países, com os Estados Unidos aumentando sua presença militar no Caribe.
Durante a ligação, Maduro teria solicitado anistia para familiares e integrantes do regime, além de retirada de acusações do Tribunal Penal Internacional, mas o presidente estadunidense recusou o pedido. O não cumprimento do prazo estabelecido por Trump teria resultado em sua declaração nas redes sociais de que o espaço aéreo acima e ao redor da Venezuela deveria ser considerado “completamente fechado”.
Negociações nos bastidores
As informações divulgadas pela Reuters encontram respaldo nas declarações do senador republicano Markwayne Mullen, que afirmou que os Estados Unidos ofereceram a Maduro a possibilidade de se refugiar na Rússia ou em outro país.
A situação tem se desenrolado principalmente nos bastidores, com poucos pronunciamentos públicos oficiais sobre o assunto. Trump confirmou a realização da ligação telefônica com Maduro durante uma conversa com jornalistas a bordo do Air Force One no domingo, mas não forneceu detalhes sobre o conteúdo da conversa.
Uma fonte em Washington informada sobre as discussões internas do governo Trump não descartou a possibilidade de uma saída negociada para Maduro, mas ressaltou que ainda há divergências significativas e que detalhes importantes ainda não foram resolvidos.

