Especialista questiona força real de Trump no cenário global e aponta maior liberdade de atuação para Putin e Xi Jinping na nova ordem mundial Internacional, -transcricao-de-videos-, Eleições americanas, Estados Unidos, geopolítica, William Waack CNN Brasil
A política externa do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é caracterizada por uma “reality showpolitik”, avaliou o professor de Ciências Militares da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, Sandro Teixeira Moita, que participou do WW Especial desse domingo (24).
Segundo Moita, as realizações concretas de Trump são questionáveis, sendo possível que suas ações tenham servido principalmente para alimentar seu próprio ego. O especialista destaca que, embora Trump não seja um líder voltado para a mobilização de guerra, ele se destaca por fazer grandes declarações e manter uma presença marcante no cenário político.
Nova Ordem Mundial
O analista observa uma transformação significativa na ordem global, onde os ditadores Vladimir Putin, da Rússia, e Xi Jinping, da China, encontram maior espaço para atuação. Moita ressalta que Trump aparenta maior conforto na companhia destes líderes do que com aliados tradicionais dos americanos, como o Palácio do Eliseu, comandado por Emmanuel Macron.
Na avaliação do especialista, Trump busca reconstruir sua própria imagem como um homem forte no cenário internacional. No entanto, Moita expressa dúvidas sobre a autenticidade dessa força, sugerindo uma possível disparidade entre a imagem projetada e a realidade do poder efetivo de Trump no contexto global.
WW Especial
Apresentado por William Waack, programa é exibido aos domingos, às 22h, em todas as plataformas da CNN Brasil.