Presidente dos EUA também ressaltou que continuará fornecendo armas aos aliados “para que a Otan faça o que quiser com elas” Internacional, Donald Trump, Estados Unidos, Rússia, Rússia x Ucrânia, Ucrânia CNN Brasil
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mudou sua retórica sobre a guerra na Ucrânia e afirmou nesta terça-feira (23) que acredita que a Ucrânia pode reconquistar todo o território que a Rússia tomou desde o início da guerra.
Trump fez o comentário em uma publicação na Truth Social logo após se reunir com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, à margem da Assembleia Geral da ONU.
Ele havia dito anteriormente que tanto Ucrânia quanto Rússia teriam que ceder território para encerrar a guerra.
“Com tempo, paciência e o apoio financeiro da Europa e, em particular, da Otan, as fronteiras originais de onde esta guerra começou são uma opção”, afirmou Trump.
Zelensky tem pressionado o líder americano a demonstrar mais apoio ao esforço de guerra ucraniano, inclusive impondo novas sanções severas à Rússia.
Na publicação, Trump criticou a Rússia, dizendo que ela vinha lutando “sem rumo” em uma guerra que uma “verdadeira potência militar” teria vencido em menos de uma semana.
“Putin e a Rússia estão com GRANDES problemas econômicos, e este é o momento para a Ucrânia agir”, adicionou.
Por fim, ressaltou que os EUA continuarão fornecendo armas aos aliados “para que a Otan faça o que quiser com elas”.

