Guilherme Caputo Bastos e José Roberto Pimenta foram escolhidos para a vice-presidência e para a corregedoria-geral da Justiça do Trabalho respectivamente Política, TST (Tribunal Superior do Trabalho) CNN Brasil
O plenário do TST (Tribunal Superior do Trabalho) elegeu por unanimidade, nesta segunda-feira (4), o ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho para presidir a Corte nos próximos dois anos. Ele também assumirá o comando do CSJT (Conselho Superior da Justiça do Trabalho).
Para a vice-presidência e a corregedoria-geral da Justiça do Trabalho foram escolhidos, respectivamente, os ministros Guilherme Caputo Bastos e José Roberto Pimenta.
A mudança na gestão se dá em razão da aposentadoria do atual presidente da Corte, ministro Aloysio Corrêa da Veiga. Ele deixará o tribunal no início de outubro por aposentadoria compulsória, após ficar um ano na presidência do TST.
A cerimônia de posse de Vieira de Mello Filho está marcada para 25 de setembro.
Em discurso após a eleição, Mello Filho afirmou que tem como compromisso fortalecer a Justiça do Trabalho e, por meio dela, promover justiça social.
“Recebo essa função com muita humildade, respeito e responsabilidade, que é um compromisso de vida e de história de família”, afirmou.
Natural de Belo Horizonte, Mello Filho é formado em Direito pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e ingressou na magistratura trabalhista em 1987.
Ele foi indicado ao TST pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2005. Atualmente, é o corregedor-geral da Justiça do Trabalho.

