Na última década, os carros elétricos avançaram muito em diversos aspectos, das baterias aos motores, passando pela tecnologia embarcada. Essas evoluções resultaram na retirada de diversos componentes mecânicos, o que permitiu rever como os automóveis são feitos e como se pode aproveitar melhor a área dedicada ao habitáculo. Normalmente, é a cabine que ganha mais com essas mudanças na construção, com o uso de tecnologias como os dispositivos de condução drive-by-wire (ou seja, usando comandos eletrônicos).
Fornecedora de componentes para o interior de automóveis e com clientes como Stellantis e Volkswagen, a chinesa Yanfeng aproveitou a feira de tecnologia CES deste ano para apresentar sua proposta de como serão os carros do futuro. O conceito foi batizado de Electric Vehicle Interior (“interior de veículo elétrico”), ou EVI.
Todo o projeto foi criado em cima de um possível carro autônomo elétrico, retirando a ideia tradicional de um painel dianteiro para ampliar o espaço dos bancos e trazer o volante para uma tela no console central, que pode ser usada para acessar a internet ou assistir a um filme. Ainda será possível dirigir quando quiser, utilizando a mesma tela como controle e fazendo os pedais saírem de seus esconderijos no assoalho.
Protótipo modular
Todos os principais componentes são eletrônicos, facilitando a instalação e simplificando a produção do veículo. Por utilizar poucas peças móveis, as fabricantes poderão alterar a cabine de acordo com suas necessidades

Dirigir é uma opção
Quando o motorista quiser dirigir, basta um comando para que a tela no console central torne-se o volante, usando um braço articulado para ficar bem à frente do banco do motorista, enquanto o assento é posicionado mais próximo dos pedais.

Leve conforto
Os assentos pesam somente 11 kg, utilizando materiais leves e sustentáveis, combinando fibras naturais com plástico para reduzir o peso total do veículo. Os alto-falantes foram integrados aos encostos de cabeça para liberar espaço.

Olho na tela
Este enorme display pode ser usado como a central multimídia, permitindo assistir a filmes ou olhar as redes sociais. Na hora de dirigir, vira um grande painel de instrumentos e exibe velocidade, autonomia, caminho do GPS e muito mais.

Cadê os pedais?
Este pequeno espaço esconde os pedais do acelerador e freio quando não estão sendo utilizados. Assim o motorista pode esticar as pernas e relaxar enquanto o modo autônomo cuida da viagem.

Volante ou videogame?
A pequena tela passa a mostrar todas as informações e funções necessárias, como ativar as setas, trocar a marcha ou ligar os limpadores do para-brisa.