Pontífice vai participar de diversos eventos com autoridades católicas do país, além de se encontrar com o presidente Recep Tayyip Erdogan Internacional, Igreja Católica, Istambul, Papa Leão XIV, Turquia CNN Brasil
Os principais pontos turísticos da Turquia, incluindo uma basílica recém-descoberta e a histórica Mesquita Azul, em Istambul, estão sendo preparados para a visita do papa Leão XIV nesta semana.
O novo líder da Igreja Católica visitará o país entre quinta-feira (27) e domingo (30), em sua primeira viagem fora da Itália desde a posse, que aconteceu em maio desse ano. Após a Turquia, ele seguirá para o Líbano.
O antecessor de Leão XIV, o papa Francisco, havia planejado visitar ambos os países, mas não pôde comparecer a essas visitas devido à saúde debilitada na época.
O papa deverá visitar as ruínas da Basílica de São Neófito, onde acredita-se ter ocorrido o primeiro concílio ecumênico, uma reunião entre bispos, há 1.700 anos, na cidade de Iznik, antigamente conhecida como Niceia.
“O Primeiro Concílio foi uma reunião onde os princípios fundamentais do cristianismo foram estabelecidos. Os cristãos chegam a se referir a este local, o sítio do Primeiro Concílio, como ‘o berço da nossa religião’”, afirmou Mustafa Sahin, professor de arqueologia e chefe da escavação no local.
As ruínas da basílica, geralmente submersas, foram redescobertas em 2014 e estima-se que tenham permanecido enterradas desde meados do século XIII, acrescentou Sahin. Atualmente, as ruínas da basílica estão visíveis devido ao recuo das águas do Lago Iznik.
Um dos pontos centrais da visita à Turquia será a participação em diversos eventos conjuntos no Patriarcado Ecumênico de Istambul com o Patriarca Bartolomeu I, líder espiritual dos 260 milhões de cristãos ortodoxos do mundo.
O papa também visitará a Mesquita Azul, ou Mesquita de Sultanahmet, em Istambul, e celebrará uma missa na Volkswagen Arena. Ele também deverá se encontrar com o presidente turco, Tayyip Erdogan, durante sua visita a capital Ancara na quinta-feira (27).

