Hugo Viana, ex-Sporting, assume cargo de diretor de futebol no clube inglês Futebol Internacional, -agencia-reuters-, CNN Esportes, Futebol internacional, Manchester City CNN Brasil
O Manchester City anunciou nesta quinta-feira (31) a saída de Txiki Begiristain do cargo de diretor de futebol, após 13 anos de uma trajetória marcada por títulos e parcerias estratégicas. O espanhol de 60 anos será substituído por Hugo Viana, ex-diretor do Sporting, de Portugal.
Begiristain chegou ao clube em 2012 e teve papel central na construção de uma das eras mais vitoriosas da história do City, que conquistou sete títulos da Premier League, duas Copas da Inglaterra, uma Liga dos Campeões e um Mundial de Clubes sob sua gestão.
Ex-companheiro de Pep Guardiola nos tempos de Barcelona, Txiki foi também responsável por trazer o técnico espanhol ao City em 2016 — repetindo a parceria que já havia iniciado em 2008, no próprio Barça.
“Todos no Manchester City gostariam de agradecer a Txiki por tudo que ele conquistou durante seu tempo no clube. Vamos homenagear sua contribuição extraordinária em setembro”, disse o clube em nota oficial.
A saída ocorre em meio a um momento delicado para o City, que terminou a temporada 2024/25 sem títulos e ainda enfrenta mais de 100 acusações de violações das regras financeiras da Premier League.
Begiristain afirmou, em entrevista à City Studios, que já havia sinalizado seu desejo de deixar o cargo:
“Disse ao Ferran (Soriano, CEO do clube): ‘Vou cuidar da transição do Pep para você’. E aí vocês renovaram por mais dois anos. Quando renovaram da última vez, em novembro passado, eu disse: ‘Ferran, não consigo mais’”, revelou.
A mudança na cúpula do futebol do City reacende especulações sobre o futuro de Guardiola, cujo contrato vai até 2027. Por ora, o treinador ainda não indicou se permanecerá até o fim do vínculo.
Pesquisa: TV ainda reina como meio favorito para ver futebol no Brasil