By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: UE aguarda esclarecimentos dos EUA sobre ameaça de tarifa de 50% de Trump 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > UE aguarda esclarecimentos dos EUA sobre ameaça de tarifa de 50% de Trump 
outros

UE aguarda esclarecimentos dos EUA sobre ameaça de tarifa de 50% de Trump 

Última atualização: 23 de maio de 2025 15:54
Published 23 de maio de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Bloco já enfrenta tarifas de importação de 25% dos EUA sobre aço, alumínio e carros, além das chamadas tarifas “recíprocas” de 10% para quase todos os outros produtos
Este conteúdo foi originalmente publicado em UE aguarda esclarecimentos dos EUA sobre ameaça de tarifa de 50% de Trump no site CNN Brasil.  Macroeconomia, CNN Brasil Money, Estados Unidos, Guerra comercial, Tarifas, União Europeia CNN Brasil

Contents
Leia MaisTrump diz que tarifas sobre a Apple também se aplicarão à SamsungAngola pretende comprar três aeronaves KC-390 da Embraer, diz LulaNvidia sinaliza planos para manter liderança em IALISTA DE EXIGÊNCIAS

A Comissão Europeia solicitou esclarecimentos aos Estados Unidos depois que o presidente norte-americano, Donald Trump, recomendou nesta sexta-feira (23) a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos da União Europeia a partir de 1º de junho, com algumas autoridades europeias vendo a ameaça como uma manobra de negociação.

A Comissão, que supervisiona a política comercial dos 27 países da União Europeia, disse que não faria comentários até depois de uma ligação entre o comissário europeu de Comércio, Maros Sefcovic, e o representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, nesta tarde.

Os principais índices de ações caíram, o dólar cedeu em relação às principais moedas e o euro reduziu os ganhos após o anúncio de Trump sobre tarifas da UE e uma possível taxa de 25% sobre iPhones da Apple fabricados fora dos EUA.

Leia Mais

  • Trump diz que tarifas sobre a Apple também se aplicarão à Samsung

    Trump diz que tarifas sobre a Apple também se aplicarão à Samsung

  • Angola pretende comprar três aeronaves KC-390 da Embraer, diz Lula

    Angola pretende comprar três aeronaves KC-390 da Embraer, diz Lula

  • Nvidia sinaliza planos para manter liderança em IA

    Nvidia sinaliza planos para manter liderança em IA

“Com Trump, nunca se sabe, mas isso seria uma grande escalada”, disse Holger Schmieding, economista-chefe da Berenberg. “A UE teria que reagir, e isso prejudicaria muito a economia americana e europeia.”

A ameaça tarifária ocorre em um momento em que as negociações estão paralisadas, com Washington exigindo concessões unilaterais de Bruxelas para se abrir aos negócios dos EUA, enquanto a UE busca um acordo em que ambos os lados possam ganhar, de acordo com pessoas familiarizadas com as negociações.

Alguns viram a ameaça como uma tática de negociação, anunciada poucas horas antes da ligação entre Sefcovic e Greer. Essa foi a opinião do vice-ministro da Economia polonês, Michal Baranowski, cujo país ocupa a presidência rotativa da UE.

“A União Europeia e os Estados Unidos estão negociando”, disse Baranowski a repórteres à margem de uma reunião em Bruxelas, acrescentando que as negociações podem durar até o início de julho.

“O fato de vermos algumas declarações importantes no domínio público não significa que elas se traduzirão em ações do governo dos EUA”, disse ele.

O primeiro-ministro holandês, Dick Schoof, disse que a UE manteria o caminho escolhido.

“Vimos que as tarifas podem aumentar e diminuir nas negociações com os EUA”, afirmou ele a repórteres em Haia.

A UE já enfrenta tarifas de importação de 25% dos EUA sobre aço, alumínio e carros, além das chamadas tarifas “recíprocas” de 10% para quase todos os outros produtos, uma taxa que deveria aumentar para 20% após o término da pausa de 90 dias, em 8 de julho.

O ministro do Comércio francês, Laurent Saint-Martin, disse que as novas ameaças de Trump não ajudaram em nada nas negociações.

“Estamos mantendo a mesma linha: redução da tensão, mas estamos prontos para responder”, escreveu ele no X.

O ministro das Relações Exteriores italiano, Antonio Tajani, disse à agência de notícias italiana ANSA que o objetivo continua sendo “tarifas zero por zero”.

LISTA DE EXIGÊNCIAS

Na semana passada, Washington enviou a Bruxelas uma lista de exigências para reduzir o déficit comercial de bens dos EUA, incluindo as chamadas barreiras não tarifárias, como a adoção de padrões de segurança alimentar dos EUA e a remoção de impostos nacionais sobre serviços digitais, de acordo com pessoas familiarizadas com o documento.

A resposta da UE foi oferecer um acordo mutuamente benéfico, que poderia incluir ambos os lados adotando tarifas zero sobre produtos industriais e a UE potencialmente comprando mais gás natural liquefeito e soja, além de cooperação em questões como excesso de capacidade de aço, que ambos os lados atribuem à China.

A ligação entre Sefcovic e Greer foi planejada como um acompanhamento dessas trocas e antes de uma possível reunião no início de junho em Paris.

Robert Sockin, economista global sênior do Citigroup, disse acreditar que Trump estava tentando levar a UE à mesa de negociações.

“Com uma tarifa de 50%, haveria uma previsão de recessão para a Europa, mas duvido que ela seja implementada”, disse.

Washington afirma que as tarifas visam compensar o déficit dos EUA no comércio de bens com a União Europeia, que foi de quase 200 bilhões de euros (US$226,48 bilhões) no ano passado, segundo a agência de estatísticas da UE, a Eurostat. No entanto, os Estados Unidos têm um grande superávit comercial com a UE em serviços.

A Comissão Europeia disse repetidamente que prefere uma solução negociada, mas está pronta para usar contramedidas se as negociações falharem.

O bloco implementou, mas depois suspendeu, taxas sobre 21 bilhões de euros em importações anuais dos EUA em resposta às tarifas norte-americanas sobre metais. Além disso, a UE compilou uma lista de 95 bilhões de euros em produtos dos EUA como contramedidas às tarifas “recíprocas” e de automóveis.

Toyota, Volvo e Ford são os carros com menor desvalorização; lista

Este conteúdo foi originalmente publicado em UE aguarda esclarecimentos dos EUA sobre ameaça de tarifa de 50% de Trump no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Ancelotti e Presidente da CBF assistem à Vasco x São Paulo, em São Januário 

Moraes conduz audiência com Cláudio Castro sobre megaoperação nesta segunda 

Análise: Disputa para prefeito de Nova York e a mensagem para Trump e mundo 

Mauro Cid se apresenta no STF e deve retirar tornozeleira nesta segunda 

Desligar uma enzima pode evitar a obesidade causada por excesso alimentar 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Raptors x Magic: horário e onde assistir ao jogo da NBA 

29 de dezembro de 2024
Gaby Amarantos: veja riscos da lavagem intestinal que a ajudou a emagrecer 
Schumacher acompanha nascimento da primeira neta, diz jornal alemão
Preços do petróleo sobem mais de 5% após ataque de Israel ao Irã 
Homem é preso por assédio em voo entre Brasília (DF) e Macapá (AP) 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?