A Comissão Europeia cedeu à pressão dos fabricantes de automóveis europeus, concedendo-lhes três anos, em vez de um, para cumprir as metas de redução de emissões
Este conteúdo foi originalmente publicado em UE mantém meta de emissões zero para veículos até 2035 no site CNN Brasil. Macroeconomia, carbono, Carros, CNN Brasil Money, economia, Europa, União Europeia, veículos CNN Brasil
A Comissão Europeia afirmou nesta quarta-feira (5) que manterá meta de 2035 para que todos os carros e vans novos vendidos na União Europeia não emitam mais dióxido de carbono e também que mantém o objetivo intermediário de 2030.
A Comissão Europeia cedeu à pressão dos fabricantes de automóveis europeus na segunda-feira (3), concedendo-lhes três anos, em vez de um, para cumprir as metas de redução de emissões para evitarem multas pesadas.
O comissário de transportes Apostolos Tsitsikostas apresentou nesta quarta-feira o plano de ação do órgão executivo da UE para garantir que as montadoras de veículos da UE eletrifiquem seus modelos e consigam concorrer com rivais dos EUA e da China.
Tsitsikostas disse que uma revisão dos regulamentos de emissões em 2026 será antecipada para o terceiro e quarto trimestres deste ano, mas disse que as metas em si não mudariam.
“Mantemos as metas de 2035, o que significa que mantemos as metas de 2025, 2030 e, é claro, de 2035”, disse ele.
Os fabricantes de automóveis da UE afirmam que o período de conformidade mais longo para as metas de 2025 ainda será difícil de cumprir.
Grupos de lobby como a associação de consumidores BEUC e o grupo de pesquisa de transportes T&E, criticaram a prorrogação, afirmando que ela reduzirá a pressão sobre os fabricantes para que produzam carros mais acessíveis e deixará a Europa ainda mais atrasada em relação à China.
O grupo T&E afirmou que o plano automotivo da UE foi uma grande concessão à indústria e deveria ser a última, e disse que os parlamentares deveriam se manter firmes contra a pressão para alterar os padrões de emissão de CO2 dos carros para 2030 e 2035.
A E-Mobility Europe, grupo de lobby que representa os fabricantes de veículos elétricos, fornecedores e empresas de pontos de recarga, lamentou a flexibilização para 2025 e disse que a Europa deve compensar com a implementação ousada do plano.
A entidade disse que acolheu a legislação a ser proposta este ano sobre frotas corporativas, apoio ao aumento da produção de baterias e priorização de conexões de rede de carregamento e infraestrutura de carregamento de veículos pesados.
Peso da alta dos preços dos alimentos é ainda maior para baixa renda
Este conteúdo foi originalmente publicado em UE mantém meta de emissões zero para veículos até 2035 no site CNN Brasil.

