Os interessados podem selecionar as obras que serão exigidas no vestibular aplicado neste ano
Este conteúdo foi originalmente publicado em Uerj abre consulta pública dos livros obrigatórios para 2026 no site CNN Brasil. Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Vestibular CNN Brasil
A Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) abriu consulta pública para escolha dos livros que serão abordados no vestibular aplicado neste ano. A votação está aberta até o dia 31 de janeiro.
Os interessados podem acessar a Revista do Vestibular e selecionar as obras para o 1º exame de qualificação, 2º exame de qualificação, exame discursivo de língua portuguesa e literaturas e a redação.
Cada exame tem três opções de obras. Confira:
- 1º exame: Sonata, de Érico Veríssimo; Feliz ano novo, de Rubem Fonseca; e Amor, de Clarice Lispector
- 2º exame: Lucíola; Senhora; e O Guarani, todos de José de Alencar
- Exame discursivo de língua portuguesa e literaturas: Barroco tropical, de José Eduardo Agualusa; O quase fim do mundo, de Pepetela; e Bom dia, camaradas, de Ondjaki
- Exame discursivo de redação: A novela do curioso impertinente, de Miguel de Cervantes; Hamlet, de William Shakespeare; e Édipo-Rei, de Sófocles
O resultado e a lista completa dos livros para o vestibular 2026 sairá no início de fevereiro.
Como funciona o vestibular da Uerj?
A seleção da Uerj é diferente de outros grandes vestibulares do país, que geralmente contam com primeira e segunda fases no final do ano. São os seguintes passos:
Exame de qualificação
Em um primeiro momento, a universidade oferece dois exames de qualificação como primeira fase. A prova tem questões de múltipla escolha de linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas.
Os candidatos que tirarem os conceitos A, B, C e D, com pontuação acima de 40%, podem fazer a etapa discursiva.
Exame discursivo
Os candidatos escolhem o curso a que desejam concorrer no momento da inscrição para o exame discursivo.
Esta etapa vale 80 pontos e é composta de três provas: de redação e duas de disciplinas específicas, que varia de acordo com o curso escolhido.
Em 2024, o tema da redação teve como base o livro “O conto da aia”, de Margaret Atwood. Para a prova de língua portuguesa e literaturas, a universidade recomendou o romance “Caim”, de José Saramago.
Brasil volta ao top 200 universidades do mundo após 12 anos; veja
Este conteúdo foi originalmente publicado em Uerj abre consulta pública dos livros obrigatórios para 2026 no site CNN Brasil.

