Mudança ampliou as vagas disponibilizadas com a inclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia Noturno, oferecido no Campus Litoral Norte Educação, Ensino superior, Processo seletivo, ufrgs, Vestibular CNN Brasil
A Coperse (Comissão Permanente de Seleção) da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) divulgou na última sexta-feira (22) um Edital de Retificação do Concurso Vestibular UFRGS 2026. O documento inclui a abertura de 35 vagas para o curso de Licenciatura em Pedagogia – Noturno, a ser oferecido no Campus Litoral Norte, com ingresso previsto para o primeiro semestre de 2026.
O primeiro edital do vestibular foi divulgado no dia 20 de agosto. Com a mudança, passam a ser oferecidas 4.058 vagas de ingresso na graduação previstas para o ano letivo de 2026, distribuídas em 98 cursos da UFRGS.
Mudanças da edição
Em relação ao concurso do ano passado, a edição 2026 apresenta modificações no processo de inscrição para casos especiais e na divulgação dos gabaritos.
Será recebida de forma on-line, via Portal do Candidato, a documentação das seguintes solicitações: de atendimento especial, de uso do nome social, de horário especial para candidato sabatista e de correção cadastral. Até o vestibular passado, essa documentação deveria ser entregue presencialmente ou enviada pelo correio. A digitalização desses processos ocorre para facilitar o envio das solicitações.
A divulgação dos gabaritos preliminares de todas as provas vai ocorrer apenas no dia 1º de dezembro, após a realização dos dois dias de provas. Em anos anteriores, a divulgação ocorria após cada dia de aplicação de provas. Com a mudança, o prazo para recurso ao gabarito preliminar também ficará unificado: do dia 1º de dezembro até as 9h do dia 4 de dezembro.
As inscrições ocorrem por meio do Formulário de Inscrições, disponível no site do Vestibular, e terão início nessa segunda-feira (25), indo até 22 de setembro. As provas serão aplicadas nos dias 29 (sábado) e 30 (domingo) de novembro em Porto Alegre, Bento Gonçalves, Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo e Tramandaí.
Desafio de resumo e explosão cerebral: veja 5 técnicas para estudar

