By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Um oleoduto associado ao Corredor Bioceânico?
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Um oleoduto associado ao Corredor Bioceânico?
outros

Um oleoduto associado ao Corredor Bioceânico?

Última atualização: 23 de abril de 2025 10:19
Published 23 de abril de 2025
Compartilhe
Compartilhe

A visita do presidente do Chile, Gabriel Boric, ao Brasil nesta semana colocou o Corredor Rodoviário Bioceânico no centro das conversas bilaterais com o governo Lula. Ainda que o noticiário político tenha destacado a retomada da relação entre os dois presidentes após desentendimentos diplomáticos, o principal avanço prático da visita foi na agenda de integração física e energética entre os dois países.

A prioridade comum é consolidar o chamado Corredor Bioceânico, uma ligação rodoviária de mais de 4.000 km entre os portos do Sudeste brasileiro — como Santos e Paranaguá — e os portos chilenos de Iquique, Antofagasta e Mejillones, no Pacífico. O trajeto passará por Mato Grosso do Sul, cruzará o Paraguai pelo Chaco, atravessará o norte da Argentina e chegará ao Chile por meio do deserto do Atacama. A obra é considerada estratégica para encurtar em até 12 dias e 5.500 km em comparação à rota do Canal do Panamá o transporte de cargas brasileiras até a Ásia, além de reduzir custos logísticos e ampliar a inserção regional dos países envolvidos. Mas para isso, será preciso uma transformação logística, que envolve temas aduaneiros e infraestrutura portuária para que os portos chilenos estejam aptos para receber os produtos brasileiros, argentinos e paraguaios, como grãos e carnes, em larga escala.

Conheça o JOTA PRO Energia, monitoramento jurídico e político para empresas do setor

Mas uma proposta paralela começa a ganhar tração: a construção de um oleoduto que acompanhe o traçado do corredor rodoviário. Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Gabriel Boric receberam nesta terça-feira (22/4) em mãos o estudo elaborado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) que apresenta essa proposta. A ideia foi apresentada em estudos elaborados por técnicos e especialistas brasileiros e chilenos, e já é mencionada nos diálogos entre os dois governos. O projeto prevê a construção de um oleoduto de aproximadamente 2.330 km, ligando Campo Grande (MS) a Antofagasta (Chile), passando pelo Chaco Paraguaio e pelo noroeste argentino. O traçado seguiria majoritariamente a faixa de domínio do corredor rodoviário, reduzindo custos de desapropriação e impactos ambientais.

O duto, em um primeiro momento, seria utilizado exclusivamente para o transporte de petróleo cru exportado pelo Brasil. Em 2023, essas exportações somaram US$ 3,1 bilhões — mais de 6,5 milhões de metros cúbicos ou 41 milhões de barris. Segundo os estudos, mantido esse volume, a infraestrutura poderia recuperar seus custos em pouco mais de um ano de operação a plena carga.

Os documentos utilizados como base de análise não mencionam prazos estimados para a construção, mas indicam que os custos seriam similares aos dos oleodutos OLAC (Araucária–Cuiabá) e OLUC (Uberaba–Cuiabá), conforme metodologia da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). O OLAC tem custo estimado em R$ 12,2 bilhões e 1.567 km de extensão; o OLUC, R$ 10,4 bilhões e 1.338 km. Ambos se encontram atualmente em fase de estudos de viabilidade técnico-econômica. Esses projetos serviriam como ramais complementares, levando petróleo das regiões produtoras do Sudeste e Centro-Oeste até Campo Grande.

Há, no entanto, projeções de que o oleoduto possa futuramente ser adaptado para transportar biocombustíveis, como etanol e biodiesel, ampliando sua utilidade e alinhando-se à transição energética em curso na região. O crescimento da frota elétrica no Chile e a queda esperada na produção de petróleo do pré-sal tornam essa possibilidade cada vez mais estratégica.

O projeto integra uma visão mais ampla de integração energética regional, inspirada em redes de dutos já existentes na Europa, América do Norte e Ásia. Essa malha sul-americana, caso venha a se concretizar, poderia futuramente incluir ramais de gás natural e combustíveis renováveis, fortalecendo a segurança energética e a resiliência logística do Cone Sul.

Com a visita de Boric, o oleoduto bioceânico entra na pauta bilateral Brasil-Chile. Sua viabilidade técnica e econômica ainda dependerá de estudos adicionais. Mas a simples colocação da proposta sobre a mesa já sinaliza um novo patamar de ambição na integração entre os dois países.

You Might Also Like

STF e Cade: cartões de visitas do Brasil às portas da COP30

Climatarianos: conheça a dieta que ajuda a frear mudanças climáticas 

‘Quebra de patentes’ de origem norte-americana como meio de retaliação comercial

Latam como farol para evitar o voo cego da fusão Gol-Azul

Dr. Kalil: Da meditação à academia, conheça os tratamentos da fibromialgia 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Separados desde 2016, Will Smith e Jada Pinkett Smith mantém acordo incomum 

31 de janeiro de 2025
Conheça “James”, ganhador do Pulitzer de Literatura 
Anistia: Bolsonaro diz que próxima manifestação deve acontecer no Nordeste 
Cortes financeiros deixam milhões sem ajuda em ao menos 70 países, diz OMS 
Angélica responde sobre possível retorno à TV Globo aos sábados 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?