By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Uma escolha muito difícil para Tarcísio de Freitas nas eleições de 2026
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Uma escolha muito difícil para Tarcísio de Freitas nas eleições de 2026
outros

Uma escolha muito difícil para Tarcísio de Freitas nas eleições de 2026

Última atualização: 17 de julho de 2025 15:12
Published 17 de julho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

O tarifaço promovido pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, colocou água no chope de Tarcísio de Freitas e de setores que sonham com sua candidatura à Presidência, como a Faria Lima, parte do empresariado, da mídia e do centrão. A avaliação predominante em Brasília, inclusive entre aliados do governador de São Paulo, é que ele se atrapalhou na reação às medidas, desagradando a gregos e troianos, e saiu enfraquecido na disputa com o bolsonarismo raiz para ser o nome da oposição na corrida de 2026.

Contents
Informações direto ao ponto sobre o que realmente importa: assine gratuitamente a JOTA Principal, a nova newsletter do JOTAInscreva-se no canal de notícias do JOTA no WhatsApp e fique por dentro das principais discussões do país!

Ao vincular as tarifas de 50% aos produtos brasileiros à situação jurídica de Jair Bolsonaro, Trump deixou Tarcísio em uma saia justa. Ele não é um candidato viável ao Planalto sem o apoio do ex-presidente, mas comanda o estado que mais exporta para os EUA e, portanto, o mais afetado pelas medidas anunciadas com o carimbo da conspiração de Eduardo Bolsonaro em Washington.

Informações direto ao ponto sobre o que realmente importa: assine gratuitamente a JOTA Principal, a nova newsletter do JOTA

Entre defender os interesses do padrinho político e os do empresariado local, escolheu inicialmente a primeira opção. “Um tiro no pé”, como definiram aliados nos bastidores. Depois recuou, com o estrago já feito.

Os recentes editoriais do Estadão servem como bom termômetro do humor da elite econômica paulista. O mesmo jornal que em 2018 publicou o célebre “Uma escolha muito difícil”, sobre o segundo turno entre Bolsonaro e Fernando Haddad, criticou duramente o governador em ao menos três editoriais desde o início da crise. No mais recente, “O Teorema de Tarcísio”, afirma que ele “se encardiu de bolsonarismo” e que, “se for um verdadeiro democrata, não se importará de perder a próxima eleição se esse for o preço a pagar pela reafirmação dos mais caros valores da democracia brasileira”.

Essa realidade sintetizada pelo jornal coloca Tarcísio diante de sua própria “escolha muito difícil”: seguir investindo na candidatura presidencial “encardido de bolsonarismo” ou deixar passar o cavalo selado e tentar a reeleição em São Paulo, considerada certa.

Um grupo liderado por Gilberto Kassab, presidente do PSD e secretário de Governo da gestão Tarcísio, defende a segunda hipótese e vai além. Para essa ala, após o desastrado episódio com Trump, o governador deveria se afastar de vez do clã Bolsonaro e se apresentar como um autêntico homem de centro. Assim, Tarcísio deveria mirar o Planalto em 2030, com Lula aposentado, Bolsonaro fora do páreo e o país menos polarizado.

Na outra ponta está o grupo liderado pelo presidente do PP, Ciro Nogueira. A interlocutores, o senador piauiense tem defendido que Tarcísio está mais forte do que nunca e que quem mais perde com a indignação causada pelas tarifas é Eduardo. No entorno do ex-ministro da Casa Civil de Bolsonaro, a avaliação é que uma eventual prisão não deixará ao ex-presidente alternativa senão apoiar o governador de São Paulo, na esperança de ser recompensado com um indulto.

Se optar pela trilha de Ciro Nogueira, Tarcísio terá outros desafios. O maior deles é a resistência do bolsonarismo raiz. O governador é visto com desconfiança tanto pela família Bolsonaro quanto, em certa medida, pelo próprio ex-presidente. Além disso, se o cenário mudar como mudou para Lula, o hoje inelegível Bolsonaro pode querer retornar em 2030. A chance de alguém da família abrir mão de uma eventual reeleição para beneficiá-lo é infinitamente maior do que a de Tarcísio fazer o mesmo. 

Inscreva-se no canal de notícias do JOTA no WhatsApp e fique por dentro das principais discussões do país!

Apesar de apontado como favorito para unir partidos do centrão, o governador ainda enfrenta resistências entre dirigentes dessas siglas, que se queixam de sua pouca abertura ao diálogo. Alegam que o único com real influência é Kassab, que despacha diariamente com ele no Palácio dos Bandeirantes.

Diante desse impasse, Kassab já se movimenta para lançar outro nome ao Planalto: o governador do Paraná, Ratinho Júnior. O movimento visaria alavancar candidaturas do PSD ao Congresso e dar identidade nacional ao partido. Em outra frente, o União Brasil sinaliza com o nome de Ronaldo Caiado, governador de Goiás. E ainda há quem, no centrão, sonhe com uma chapa puro-sangue do bloco, com a bênção de Bolsonaro, para fazer frente a Lula. Falta combinar com os russos – ou, no caso, com o ex-presidente.

Bolsonaro detém a maior fatia dos votos da oposição e caberá a ele a primazia de decidir quem será o principal adversário de Lula em 2026. Prestes a ser condenado por tramar um golpe de Estado, não tem nenhum motivo neste momento para abrir mão dessa prerrogativa. Muito menos para entregar de bandeja a um aliado dentro ou fora da família todo o seu capital político a um ano e três meses da eleição.

You Might Also Like

Policial salva bebê de 1 mês engasgado com leite no DF. Veja vídeo

Claudia Raia e Edson Celulari posam com atuais parceiros e filhos; veja 

Motorista capota carro e fica preso às ferragens em área nobre do DF

Margareth Menezes detona Claudia Leitte após polêmica com música: “precisamos de educação racial”

Duas pessoas morrem e oito ficam feridas após ataque a tiros em universidade nos EUA

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Secretário sobre filho que espancou menina: “Não estou escondendo ele”

26 de setembro de 2025
Ministros de Lula lembram ataques de 8 de janeiro e defendem democracia
“Muito tempo sem falar português”, diz Zambelli em depoimento à Câmara 
Resultado do SiSU sai neste domingo (26); saiba como conferir 
Werner comenta ocorrência da PM que removeu barricadas no bairro de São Caetano
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?