Ursula von der Leyen afirma que contramedidas não serão impostas ao governo americano até 1º de agosto Internacional, Donald Trump, EUA, Tarifas, Trump, União Europeia, Ursula von der Leyen CNN Brasil
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse neste domingo (13) que a UE suspenderá contramedidas contra os Estados Unidos até o início de agosto. Ela acrescentou que o bloco continuará a preparar opções de resposta.
A declaração ocorre após o anúncio de Donald Trump sobre a imposição de tarifas de 30% sobre produtos importados da UE e do México.
Atualmente, os EUA impõem uma tarifa de 50% sobre produtos de aço e alumínio da UE, além de 25% sobre o setor automotivo e uma taxa de 10% sobre quase todos os outros produtos.
De acordo com o plano anunciado anteriormente, a primeira rodada de tarifas retaliatórias da UE sobre produtos dos EUA estava programada para entrar em vigor na segunda-feira.
No entanto, a decisão de Trump de impor tarifas de 30% sobre as exportações da UE desencadeou ampla oposição de líderes europeus.
O vice-chanceler e ministro das Finanças alemão, Lars Klingbeil, disse no domingo que a UE deve tomar medidas firmes contra os Estados Unidos se as negociações tarifárias não conseguirem aliviar o crescente conflito comercial global.
Pedindo o fim das crescentes tensões comerciais, Klingbeil disse: “As tarifas de Trump só produzem perdedores. Elas ameaçam a economia americana tanto quanto prejudicam as empresas na Europa.”
No sábado, o primeiro-ministro espanhol Pedro Sanchez disse em uma publicação nas redes sociais que a abertura econômica e o comércio criam prosperidade, enquanto tarifas injustificadas as destroem, acrescentando que a Espanha continuará a apoiar a Comissão Europeia em suas negociações para chegar a um acordo.