Prova aconteceu neste domingo (26) e foi em 31 cidades do estado de São Paulo, além de seis capitais Educação, Unicamp, Vestibular CNN Brasil
A primeira fase do vestibular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) teve como destaques as temáticas relacionadas à América Latina e à produção audiovisual nacional, segundo a equipe de professores do Poliedro Curso Campinas. A prova acontece neste domingo (26) e foi aplicada em 31 cidades do estado de São Paulo, além de Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife e Salvador.
De forma geral, o exame não trouxe surpresas e manteve as características dos anos anteriores, o que privilegia o estudante que mergulhou nas provas anteriores. A exigência maior foi para as habilidades de leitura, compreensão e inferência.
Em história, filosofia e sociologia, o destaque ficou para temas relacionados à América Latina, trazendo casos argentinos para tratar sobre o tráfico de drogas e abordar o conceito de contrato social.
Em inglês, apareceram questões sobre o filme “Ainda Estou Aqui”, que venceu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Segundo a equipe do Poliedro, as questões mantiveram o mesmo nível de dificuldade, mas estavam menos confusas do que no último vestibular.
A parte de matemática, no entanto, destoou da tendência e deixou de lado as questões sobre PA/PG. No lugar disso, os polinômios e a geometria analítica apareceram na prova após alguns anos de ausência.
Menor abstenção dos últimos 15 anos
A primeira fase do vestibular da Unicamp registrou a menor taxa de abstenção dos últimos 15 anos, segundo a Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp).
Em um balanço divulgado na tarde deste domingo, a Comvest informou que apenas 3.980 dos 61.698 inscritos não compareceram aos locais de prova para a realização do exame, o que representa uma taxa de 6,4%. As principais abstenções foram registradas em Campinas (7,7%) e São Paulo (5,6%).
A Comvest vai divulgar o gabarito oficial da prova da primeira fase na quarta-feira (29). A lista de aprovados para a segunda fase, no entanto, só sai no dia 24 de novembro.
Calendário Vestibular Unicamp 2026 (próximas fases)
- 2ª fase: 30 de novembro e 1º de dezembro
- Provas de habilidades específicas (exceto música): 3 a 5 de dezembro
- Divulgação dos aprovados em 1ª chamada: 23 de janeiro de 2026
- Matrícula virtual da 1ª chamada: 26 e 27 de janeiro de 2026

