Candidatos podem concorrer à vaga em até três unidades, em diferentes regiões do Brasil; inscrições estão abertas até 20 de outubro Educação, MEC (Ministério da Educação), Medicina, Rio de Janeiro, Vestibular CNN Brasil
O grupo de educação médica Afya está com as inscrições abertas para o Vestibular Unificado de Medicina 2026 da Unigranrio.
A iniciativa oferece mais de 1.500 vagas, distribuídas em 32 unidades de ensino da Afya em 14 Estados. No Rio de Janeiro, o grupo conta com as unidades Afya Unigranrio na Barra da Tijuca, Duque de Caxias e Nova Iguaçu, além da Afya Itaperuna.
O processo seletivo, destinado aos interessados em iniciar o curso de Medicina no primeiro semestre de 2026, será realizado de forma totalmente digital.
A prova está agendada para o dia 26 de outubro de 2025, em formato online, garantindo comodidade e acessibilidade a candidatos de todo o Brasil. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site da Afya até o dia 20 de outubro.
Vestibular unificado
O vestibular unificado se destaca pela praticidade: com uma única inscrição e o pagamento de uma única taxa, o candidato pode concorrer a uma vaga em até três unidades diferentes da instituição, em distintas regiões do país.
O sistema de seleção considera as opções em ordem de preferência, aproveitando a mesma nota para as unidades subsequentes caso o candidato não seja aprovado na primeira escolha.
Todos os cursos de Medicina oferecidos pela Afya possuem notas 5 e 4 nas avaliações do MEC (Ministério da Educação), em uma escala máxima de 5.
Os futuros alunos terão acesso a um corpo docente formado por médicos renomados e a um ambiente que estimula a pesquisa científica. A Afya registrou, somente em 2024, mais de 3.000 publicações acadêmicas internacionais realizadas por alunos e professores.
As unidades da Afya seguem uma matriz curricular padronizada que integra teoria e prática desde o primeiro período, com atividades em ambulatórios e projetos de extensão, e treinamentos em laboratórios e centros de simulação de alta tecnologia.
A Afya é a única instituição no Brasil com três centros de simulação acreditados internacionalmente pela SSH (The Society for Simulation in Healthcare).
Veja os cursos de Medicina que tiveram nota máxima em avaliação do MEC

