Exame avalia rendimento de estudantes concluintes dos cursos de graduação do Brasil Educação, Enade, INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), MEC (Ministério da Educação), USP (Universidade de São Paulo) CNN Brasil
O Conselho Universitário da USP (Universidade de São Paulo) determinou na última terça-feira (24) que os alunos da instituição participarão do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) a partir de 2025.
O Enade avalia o rendimento dos estudantes concluintes dos cursos de graduação do Brasil, em relação aos conteúdos programáticos, às habilidades e às competências adquiridas ao longo da formação.
“Entendo que a USP, que é uma das universidades mais importantes do Brasil, deve ser um parâmetro de qualidade na graduação, assim como o é na pós-graduação, por meio da avaliação da Capes”, afirmou o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior. A USP seguirá os ciclos trienais do Enade e observará as áreas de avaliação definidas anualmente pelo MEC (Ministério da Educação).
O desempenho dos cursos no Enade influencia diretamente o CPC (Conceito Preliminar de Curso), um indicador utilizado pelo MEC para regulação e supervisão dos cursos de nível superior do Brasil.
Em 2025, serão avaliados os seguintes cursos da USP: licenciaturas em Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Música, Pedagogia e Química; e bacharelados em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Design, Direito, Jornalismo, Medicina, Psicologia, Publicidade e Propaganda e Relações Internacionais.
Estudantes concluintes das licenciaturas e da Medicina da USP poderão utilizar seus resultados individuais em processos seletivos como a PND (Prova Nacional Docente) e o Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica).
Enade: entenda para que serve a avaliação obrigatória no ensino superior

