By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Vacina da USP contra Covid-19 tem resultados promissores em testes 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Vacina da USP contra Covid-19 tem resultados promissores em testes 
outros

Vacina da USP contra Covid-19 tem resultados promissores em testes 

Última atualização: 6 de janeiro de 2025 11:27
Published 6 de janeiro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Formulação vacinal se mostrou altamente protetora, segura e versátil, podendo servir de base para o desenvolvimento de outros imunizantes contra zika e dengue, por exemplo
Este conteúdo foi originalmente publicado em Vacina da USP contra Covid-19 tem resultados promissores em testes no site CNN Brasil.  Saúde, Covid-19, Vacina, Vacina Covid-19 CNN Brasil

Contents
Leia Mais5 anos da Covid-19: relembre o histórico desde 1º caso até fim da emergênciaSempre surgirão novas variantes da Covid-19? Especialistas explicamDe dengue a Ozempic: confira as notícias de saúde que mais repercutiram em 2024

Estudos conduzidos com camundongos demonstraram que a vacina contra a COVID-19 que está sendo desenvolvida por pesquisadores do Laboratório de Imunologia do Instituto de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) é segura e eficaz em induzir a resposta imune contra o patógeno e proteger os roedores da infecção. Os resultados foram divulgados na revista Scientific Reports.

“Geralmente, quando se fala em vacina, pensamos na inoculação de vírus atenuado ou inativado. No entanto, estamos usando uma estratégia mais moderna que permite priorizar, além da eficiência e segurança, uma maior plasticidade da formulação, ou seja, mais facilidade de atualização contra variantes de preocupação”, afirmou Gustavo Cabral de Miranda, pesquisador responsável pelo projeto que é apoiado pela FAPESP.

Leia Mais

  • 5 anos da Covid-19: relembre o histórico desde 1º caso até fim da emergência

    5 anos da Covid-19: relembre o histórico desde 1º caso até fim da emergência

  • Sempre surgirão novas variantes da Covid-19? Especialistas explicam

    Sempre surgirão novas variantes da Covid-19? Especialistas explicam

  • De dengue a Ozempic: confira as notícias de saúde que mais repercutiram em 2024

    De dengue a Ozempic: confira as notícias de saúde que mais repercutiram em 2024

A estratégia utilizada pelo grupo de pesquisadores da FMUSP para desenvolver o imunizante é baseada no uso de partículas semelhantes a vírus (VLPs, na sigla em inglês de vírus-like particles). “Essa categoria de proteína viral possui características semelhantes às de um vírus, porém, sem o material genético. Isso faz com que, ao mesmo tempo em que as VLPs sejam reconhecidas pelo sistema imune, elas não apresentam o risco de se replicar nem causar a doença”, diz Cabral.

O pesquisador explica que a VLP pode ser a vacina por si só, ou – como no caso da formulação que está sendo desenvolvida – se ligar a um antígeno, uma proteína que ativa o sistema imunológico, fazendo-o produzir anticorpos.

“Sob condições específicas em laboratório, essas proteínas estruturais de superfícies têm a capacidade de se autotransformar em VLPs. Então, elas podem ser produzidas em laboratórios por meio de bactérias que atuam como minifábricas, estimulando essa autotransformação. Uma segunda etapa é inocular o antígeno, no caso da COVID-19, a proteína spike. Isso facilita bastante todo o processo, permite maior flexibilidade e também barateia o desenvolvimento do imunizante”, afirma o pesquisador.

Outra vantagem da vacina contra a Covid-19, destacada por Cabral, é a prescindibilidade de adjuvantes, substâncias que potencializam a resposta imune. “Nesse trabalho tanto nos testes in vitro quanto in vivo montamos estratégias para tentar baratear a formulação, utilizando o mínimo possível de produtos que não fossem desenvolvidos no laboratório. Tanto que o imunizante não precisa de adjuvante”, contou.

O pesquisador explica que em uma formulação vacinal, além do material que é parte ou imita o vírus – nesse caso as VLPs –, são necessários vários outros compostos para estimular a resposta imune. Entre eles, os principais são os adjuvantes. O adjuvante mais comum é o hidróxido de alumínio, um sal que está sendo usado há mais de cem anos no desenvolvimento de vacinas em todo o mundo. “Montar uma tecnologia autoadjuvante (que não precisa desses compostos) nos dá a chance de fugir da dependência de empresas que produzem adjuvantes, além de tornar a formulação mais barata”, disse.

O grupo de pesquisadores da FMUSP também tem o objetivo de produzir conhecimento para alavancar uma plataforma tecnológica útil para o desenvolvimento de diferentes vacinas. “Isso porque a tecnologia VLP é muito flexível e permitiu, por exemplo, que simplesmente retirássemos o antígeno (no caso um pedaço da proteína do SARS-CoV-2) e trocássemos por uma proteína do vírus da zika. Isso não é só um caso hipotético, mas algo que também estamos desenvolvendo no nosso laboratório. É claro que não é algo tão simples, mas é possível criar uma plataforma para desenvolver uma série de vacinas a partir dessa tecnologia”, disse Cabral.

Dor é sintoma mais dominante na Covid longa, diz estudo

Este conteúdo foi originalmente publicado em Vacina da USP contra Covid-19 tem resultados promissores em testes no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Acidente no set de Duro de Matar teria agravado doença de Bruce Willis; entenda

Após Jair, outro membro da família Bolsonaro pode ser condenado pelo STF ainda este ano; saiba quem

Quem é Chico Picadinho, o assassino que cumpre quase meio século de prisão

Apple lança novo sistema operacional para iPhones; saiba como atualizar

Engenheiro aeroespacial errou apenas 1 de 120 perguntas no concurso do TCU

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Eduardo Bolsonaro pode tomar decisão radical sobre futuro político; entenda

14 de julho de 2025
Hong Kong informa que registrará reclamação contra tarifas dos EUA na OMC 
Coreia do Sul anuncia apoio de US$ 1,3 bi para indústria automobilística 
MA: Mãe e filha que comeram ovo de páscoa envenenado estão em estado grave 
Câmara conclui votação do primeiro projeto aprovado do pacote de ajuste fiscal 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?