By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Vacinas contra câncer: veja quais estão sendo testadas e o que esperar 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Vacinas contra câncer: veja quais estão sendo testadas e o que esperar 
outros

Vacinas contra câncer: veja quais estão sendo testadas e o que esperar 

Última atualização: 8 de setembro de 2025 12:54
Published 8 de setembro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Diversas pesquisas estão avaliando a eficácia e segurança de imunizantes que estimulam o sistema imunológico a atacar células cancerígenas; entenda em que pé está esse desenvolvimento  Saúde, Câncer, Vacinas CNN Brasil

Contents
Leia MaisVacinas de herpes e VSR podem ser aliadas contra demência, aponta estudoPor que algumas vacinas precisam de reforço e outras não? EntendaIA desenvolvida no Brasil pode facilitar o diagnóstico de câncer de pulmãoVacina universal contra câncerVacina contra câncer renal avançadoVacinas russas contra câncerVacina bacteriana contra câncerVacina personalizada contra câncer de intestinoVacina contra câncer de peleVacina contra câncer de fígadoO que esperar para os próximos anos?

Recentemente, uma vacina experimental mostrou efeitos promissores no combate ao câncer em estudo, e se mostrou uma forte candidata a imunizante universal contra a doença. Mas, além dela, diversas outras vacinas estão sendo desenvolvidas e testadas ao redor do mundo para combater diferentes tipos de câncer — e muitas têm trazido resultados animadores.

De maneira geral, as vacinas contra o câncer têm como objetivo “ensinar” o nosso sistema imunológico a reconhecer e atacar células tumorais — assim como ele faz com vírus e bactérias, por exemplo. Muitos desses imunizantes testados utilizam informações dos tumores dos próprios pacientes, como mutações específicas — são as chamadas “vacinas personalizadas”, adaptadas ao câncer específico de cada pessoa.

Leia Mais

  • Vacinas de herpes e VSR podem ser aliadas contra demência, aponta estudo

    Vacinas de herpes e VSR podem ser aliadas contra demência, aponta estudo

  • Por que algumas vacinas precisam de reforço e outras não? Entenda

    Por que algumas vacinas precisam de reforço e outras não? Entenda

  • IA desenvolvida no Brasil pode facilitar o diagnóstico de câncer de pulmão

    IA desenvolvida no Brasil pode facilitar o diagnóstico de câncer de pulmão

“O intuito da vacina é, justamente, fornecer para o nosso corpo o que chamamos de neoantígenos, que seriam moléculas específicas do tumor, e mostrá-los para as células de defesa do organismo, em especial os linfócitos-T, que vão identificar e destruir essas células, além de gerar um excelente papel de memória imunológica antitumoral”, explica Breno Jeha Araújo, oncologista da Oncoclínicas à CNN.

Essas vacinas estão sendo estudadas para o tratamento de tumores já desenvolvidos, mas também existem as vacinas preventivas, como a vacina contra o HPV, que previne o câncer de colo de útero, entre outros, e a vacina contra hepatite B, que previne o câncer de fígado.

“O desenvolvimento e a disponibilização de vacinas contra o câncer têm o potencial de induzir uma resposta imune e duradoura”, afirma Araújo. “A vacina pode ter papel em diferentes fases da evolução do câncer, desde um paciente que já está com a doença avançada, até reduzir a chance do tumor voltar ou erradicar qualquer célula [cancerígena] que esteja passando pela circulação sanguínea”, completa.

Alguns imunizantes também estão sendo testados para serem utilizados em conjunto com imunoterapia, para potencializar a eficácia do tratamento e, eventualmente, superar algum mecanismo de resistência do tumor. “Sem sobra de dúvidas, a possibilidade da vacina, seja sozinha ou junto com outras estratégias, gerar essa memória imunológica no nosso sistema imune pode revolucionar tanto a prevenção quanto o tratamento do tumor”, afirma o oncologista.

A seguir, conheça algumas das vacinas que estão sendo desenvolvidas e testadas em ensaios clínicos e experimentais.

Vacina universal contra câncer

Um dos imunizantes que tiveram seus resultados recentemente divulgados foi uma vacina universal experimental. Em estudo publicado na revista científica Nature Biomedical Engineering no último dia 18, o imunizante, quando combinado com imunoterapia, gerou uma forte resposta antitumoral em camundongos. Segundo pesquisadores, os resultados podem ter amplas implicações no combate a diversos tipos de tumores resistentes ao tratamento.

Vacina contra câncer renal avançado

Em fevereiro deste ano, outra vacina apresentou resultados promissores em pacientes com câncer renal avançado. Publicado na revista Nature, o estudo mostrou que todos os nove pacientes de um ensaio clínico geraram uma resposta imune anticâncer bem-sucedida após receber o tratamento com vacina após cirurgia para remoção do tumor, reduzindo o risco de retorno do tumor.

Vacinas russas contra câncer

Em dezembro de 2024, o governo russo anunciou que desenvolveu duas vacinas contra o câncer em parceria com diversos centros de pesquisa. Ensaios pré-clínicos demonstraram que a dose suprime o desenvolvimento de tumores e de potenciais metástases.

O Centro Nacional de Pesquisa Médica do Ministério da Saúde russo informou que trabalha com duas linhas de vacinas oncológicas. Uma delas é uma vacina personalizada que utiliza tecnologia mRNA, a mesma utilizada em doses contra a Covid-19.

O segundo imunizante é a Enteromix, formulada com base numa combinação de quatro vírus não-patogênicos que têm a habilidade de destruir células malignas e, simultaneamente, ativar a imunidade de pacientes contra um tumor. A previsão do governo russo é que as vacinas seriam distribuídas gratuitamente ainda em 2025.

Vacina bacteriana contra câncer

Em outubro de 2024, pesquisadores da Universidade Columbia desenvolveram bactérias probióticas que educam o sistema imunológico a destruir células cancerígenas. Segundo os autores do estudo, publicado na revista Nature, as vacinas bacterianas podem ser personalizadas para atacar o tumor primário e as metástases, podendo prevenir recorrências futuras.

Vacina personalizada contra câncer de intestino

Em junho de 2024, o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS, na sigla em inglês) anunciou que começou a testar vacinas personalizadas contra o câncer de intestino. O tratamento, ainda experimental, utiliza uma tecnologia baseada no mRNA, também chamado de RNA mensageiro.

As vacinas personalizadas contra a doença são criadas através da análise do tumor de um paciente que já tem câncer para identificar mutações específicas do seu próprio caso. Usando essas informações, os médicos criam a vacina individualizada, adaptada ao câncer específico de cada pessoa. Elliot Pfebve, de 55 anos, foi a primeira pessoa a receber a vacina em um hospital em Birmingham.

Vacina contra câncer de pele

Em abril de 2024, a farmacêutica Moderna, em conjunto com a MSD, anunciou que sua vacina contra câncer de pele, a mRNA-4157 (V940), começou a ser testada em pacientes com melanoma avançado em sua última fase de testes clínicos antes de ser submetida para aprovação dos órgãos reguladores.

Essa vacina também utiliza o RNA mensageiro e também é personalizada, ou seja, adaptada às necessidades de cada paciente de acordo com as características de cada tumor. O estudo de fase 3 avalia a eficácia do imunizante combinado com Keytruda (pembrolizumabe) – um medicamento imunoterápico contra o câncer de pele.

Nos testes clínicos de fase 2, a combinação demonstrou uma redução de 44% no risco de recidiva do câncer de pele ou morte em pacientes com melanoma de estágios III ou IV após três anos, em comparação com quem só recebeu Keytruda.

Vacina contra câncer de fígado

Outra vacina personalizada, dessa vez para câncer de fígado, mostrou resultados promissores ao ser combinada com imunoterapia em um pequeno e inicial teste clínico divulgado em abril de 2024. O resultado foi aproximadamente o dobro da resposta geralmente vista apenas com a imunoterapia, segundo os pesquisadores.

Resultados do estudo preliminar, apresentados na Associação Americana de Pesquisa do Câncer em San Diego e publicados na revista Nature Medicine, sugerem que vacinas baseadas em mutações presentes apenas no tumor de um paciente podem impulsionar a capacidade do sistema imunológico de reconhecer e atacar cânceres difíceis de tratar.

O que esperar para os próximos anos?

Segundo Araújo, os próximos passos no desenvolvimento de vacinas contra o câncer incluem mais estudos clínicos feitos em humanos, em especial combinando imunizantes com tecnologia de RNA mensageiro com tratamentos oncológicos já bem estabelecidos, como a imunoterapia.

“Sem sombra de dúvidas, depois que conseguirmos comprovar a eficácia e a segurança desse tratamento, precisaremos também lutar por acesso. Porque de nada adianta termos um tratamento se ele não estiver disponível para a população de maneira geral, rápida e acessível”, afirma o oncologista. “Mas, com os avanços atuais, estamos cada vez mais perto de transformar essas vacinas em uma realidade para os pacientes”, finaliza.

Mortes por câncer já ocupam 1º lugar em algumas regiões do Brasil

 

You Might Also Like

Reviravolta marca caso de mulher que agrediu homem dentro de bar no DF. Veja vídeo

Celina reinaugura UTI e entrega equipamentos para hospital no Paranoá

Oferta Relâmpago: Galaxy A56 da Samsung com 41% de desconto

Acordo Mercosul-UE: painel mostra oportunidades de exportação para empresas 

Canadá anuncia redução de tarifas e acordos em comércio e agro com a China 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Djokovic vai à final do Miami Open e se aproxima de 100º título na ATP 

28 de março de 2025
Polícia fecha cerco para ‘caçar’ investigados por homicídio de policial; saiba detalhes
“Três Graças”: Joélly se decepciona com Raul ao revelar gravidez 
Milei diz que Mercosul só enriqueceu brasileiros e ameaça deixar bloco 
Trump anuncia ataques aéreos dos EUA contra Houthis no Iêmen 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?