By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Vacinas de herpes e VSR podem ser aliadas contra demência, aponta estudo 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Vacinas de herpes e VSR podem ser aliadas contra demência, aponta estudo 
outros

Vacinas de herpes e VSR podem ser aliadas contra demência, aponta estudo 

Última atualização: 28 de julho de 2025 10:33
Published 28 de julho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Por trás de tal efeito estaria o composto químico AS01, que está presente em ambos os imunizantes e já foi associado à proteção do cérebro em pesquisas anteriores  Saúde, Alzheimer, Demência, Herpes zoster, Vírus sincicial respiratório (VSR) CNN Brasil

Contents
Leia MaisConviver com cães e gatos pode frear declínio cognitivo após os 50 anosLaços entre gerações fortalecem saúde mental na velhiceResistência do cérebro à insulina pode ligar epilepsia e AlzheimerResultados não são definitivosConheça as vacinas

Um estudo publicado em junho na revista NPJ Vaccines revela que imunizantes utilizados para combater as infecções por varicela-zóster (VZV) e pelo vírus sincicial respiratório (VSR) podem reduzir o risco de desenvolver demência. O primeiro vírus é conhecido por causar catapora e herpes-zóster, já o segundo leva a quadros respiratórios leves em adultos, com sintomas semelhantes aos de um resfriado, e bronquiolite em crianças.

A pesquisa, feita por pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, sugere que um dos motivos por trás desse efeito pode ser o “AS01”, composto químico adjuvante que costuma ser implementado por farmacêuticas para potencializar a resposta imunológica dessas vacinas.

Leia Mais

  • Conviver com cães e gatos pode frear declínio cognitivo após os 50 anos

    Conviver com cães e gatos pode frear declínio cognitivo após os 50 anos

  • Laços entre gerações fortalecem saúde mental na velhice

    Laços entre gerações fortalecem saúde mental na velhice

  • Resistência do cérebro à insulina pode ligar epilepsia e Alzheimer

    Resistência do cérebro à insulina pode ligar epilepsia e Alzheimer

Estudos anteriores com camundongos, publicados em 2013 e 2024, já haviam indicado que o AS01 pode estar relacionado à redução do acúmulo de placas amiloides, fragmentos tóxicos de proteínas que se formam no cérebro de pessoas com Alzheimer. Outras pesquisas demonstraram que a vacina contra o VZV teria efeito protetor contra a demência.

Na investigação de Oxford, o objetivo era verificar se essa consequência estava ligada especificamente a esse imunizante ou a outros fatores de sua formulação. Daí porque a equipe decidiu comparar indivíduos imunizados contra o zóster e outros vacinados contra o VSR, cuja vacina também conta com o adjuvante AS01.

Os estudiosos analisaram dados de prontuários de mais de 436 mil pacientes com 60 anos ou mais, disponibilizados no registro eletrônico de saúde dos Estados Unidos, o TriNetX. No total, os cientistas compararam o risco de demência entre pessoas de quatro grupos: vacinados apenas contra varicela-zóster, apenas contra o VSR, imunizados para ambos os vírus e aqueles que não receberam nenhuma das duas vacinas.

Os resultados apontaram reduções significativas na probabilidade de detectar uma doença neurodegenerativa nos 18 meses seguintes à aplicação dos imunizantes. Os vacinados contra o VSR, por exemplo, demonstraram um risco 29% menor de desenvolver demência; já entre os imunizados somente para o zóster, essa redução foi de 18%. No caso daqueles que receberam ambas as vacinas, a probabilidade foi 37% menor.

“O estudo também descobriu que a redução da demência acontece independentemente da frequência de infecção, uma vez que o efeito protetor das duas vacinas já pôde ser observado três meses após a aplicação – menos tempo do que o imunizante leva para começar a prevenir contra os vírus”, destaca a neurologista Livia Almeida Dutra, coordenadora do Instituto do Cérebro do Einstein Hospital Israelita.

Resultados não são definitivos

Mas é preciso cautela ao analisar esses achados. “Esse não é um estudo causal, o que significa que seus resultados não esclarecem todos os mecanismos envolvidos no efeito observado. É possível, inclusive, que a redução da demência seja uma consequência multifatorial, não restrita ao AS01”, observa Dutra. “Por outro lado, ele acrescenta dados científicos a uma discussão já existente sobre o papel do AS01 no tratamento do Alzheimer.”

Como a pesquisa é baseada na revisão de prontuários médicos, ainda são necessários ensaios clínicos para analisar com mais profundidade se existiram variáveis diferentes da vacina que estejam associadas à redução do risco de demência.

Além de compreender melhor os mecanismos de atuação do AS01, os autores afirmam que também seria preciso entender a duração desse possível efeito benéfico. De qualquer forma, é mais uma evidência do poder da imunização.

Conheça as vacinas

A vacina contra o herpes-zóster não está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), mas pode ser encontrada na rede particular. Sua aplicação segue um regime de duas doses, com indicação para adultos acima dos 50 anos.

Já o imunizante contra o VSR, que também está disponível no setor privado, teve sua incorporação no SUS anunciada em fevereiro de 2025 pelo Ministério da Saúde. A vacina Abrysvo, da farmacêutica estadunidense Pfizer, será disponibilizada para gestantes, que passam os anticorpos para o feto.

Aplicada em apenas uma dose, pode ser dada entre a 24ª e a 36ª semanas de gestação. Mas é recomendado que a imunização ocorra no mínimo duas semanas antes do parto para garantir os efeitos protetores.

Há também a opção de vacinação contra o VSR para idosos. Disponíveis para esse público na rede privada, os imunizantes Abrysvo e Arexvy, esse da britânica GSK, são aplicados em dose única. Estão disponíveis para pessoas de 60 a 69 anos que tenham comorbidades e para todos a partir de 70 anos.

Alzheimer: a importância da avaliação precoce dos sinais iniciais

 

You Might Also Like

“Justiça”: parentes e amigos fazem passeata para professor morto no DF

Motorista embriagado atropela mãe e filha; criança morre e mulher fica ferida

Sesab descarta suposto caso de intoxicação por metanol em Feira de Santana

BBB 26: Elisa faz apelo diante das câmeras na Casa de Vidro do Sul

Mano diz que Corinthians vai “quebrar a cara” se vender Yuri Alberto agora 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Brasileira passa mal durante voo e diz ter sido abandonada no Senegal 

15 de agosto de 2025
Tarifaço: Madeireira de SC dá férias coletivas a quase 500 trabalhadores 
Jennifer Aniston inicia 2026 animada com novo amor, diz revista 
Anestesista morto em acidente na BR-060 atuava na rede pública do DF
Por que Rodrygo, do Real Madrid, deve ficar fora da Seleção de Ancelotti 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?