Ministro do STF é relator do inquérito que mira três deputados do PL: Josimar Maranhãozinho, Pastor Gil e Bosco Costa
Este conteúdo foi originalmente publicado em Valdemar tem reunião com Zanin sobre deputados investigados por emendas no site CNN Brasil. Política, Cristiano Zanin, STF (Supremo Tribunal Federal), Valdemar Costa Neto CNN Brasil
O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, se reuniu nesta terça-feira (18) com o ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), para tratar do inquérito que investiga deputados federais da sigla por suspeitas de desvios de emendas parlamentares.
Zanin é relator da investigação, que mira três deputados do PL: Josimar Maranhãozinho (MA), Pastor Gil (MA) e Bosco Costa (SE). Os parlamentares foram alvo de denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Segundo o processo, o trio atuou para a “comercialização” de pelo menos R$ 7 milhões em emendas. As defesas dos deputados negaram envolvimento. A ação havia sido incluída na pauta de julgamentos da Primeira Turma do STF, mas Zanin solicitou que fosse enviada para o plenário virtual, onde será analisada a partir de 28 de fevereiro.
O ministro preside a Primeira Turma do STF. O encontro desta terça foi realizado ante a expectativa de denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que deve ser oferecida pela PGR nos próximos dias.
Além do ex-presidente, Valdemar também está entre os indiciados pela Polícia Federal (PF). Ambos negam envolvimento no caso, que abrange os ataques de 8 de janeiro de 2023 e uma trama golpista após a eleição presidencial de 2022.
Nesta terça, Bolsonaro foi ao Senado para se reunir com integrantes da oposição. Ele negou preocupações com a eventual denúncia da PGR e defendeu prioridade para o projeto que anistia pessoas que participaram dos atos de 8 de janeiro.
“Eu não tenho nenhuma preocupação com as acusações, zero. Zero”, disse em entrevista coletiva.
Como a CNN mostrou, o recebimento das denúncias pela Primeira Turma do STF devem ocorrer ainda no primeiro semestre.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Valdemar tem reunião com Zanin sobre deputados investigados por emendas no site CNN Brasil.