By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Veja cinco dicas para ter uma vida feliz 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Veja cinco dicas para ter uma vida feliz 
outros

Veja cinco dicas para ter uma vida feliz 

Última atualização: 22 de março de 2025 10:59
Published 22 de março de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Cultivar relacionamentos saudáveis é o segredo, aponta diretor do Estudo de Desenvolvimento Adulto de Harvard
Este conteúdo foi originalmente publicado em Veja cinco dicas para ter uma vida feliz no site CNN Brasil.  Lifestyle, #CNNPop, Felicidade, Relacionamentos CNN Brasil

Contents
Felicidade brasileira? O que explica a posição do país em ranking mundialDia Mundial da Felicidade: pesquisa aponta que idosos são mais felizes70% da população mundial praticou atos de bondade, mostra relatórioNão negligencie o básicoAprimore sua vida socialFortaleça os relacionamentos existentesExpresse-seAceite e abrace a mudançaVeja também: Felicidade tem influência no índice econômico de um país?

O significado da felicidade varia para cada indivíduo e pode mudar ao longo da vida: alegria, amor, propósito, dinheiro, saúde, liberdade, gratidão, amizade, romance, trabalho gratificante? Tudo isso? Algo completamente diferente? Muitos até sugeriram que, embora possamos pensar que sabemos o que nos fará felizes, muitas vezes estamos errados.

Um homem pode ter descoberto o segredo para uma vida feliz e mais saudável — e ele tem os dados para comprovar.

Robert Waldinger é o diretor do Estudo de Desenvolvimento Adulto de Harvard — possivelmente o estudo longitudinal mais longo sobre a felicidade humana, que começou em 1938. O estudo original acompanhou dois grupos de homens, estudantes da Harvard College e adolescentes do centro de Boston. Foi expandido nas últimas décadas para incluir mulheres e pessoas de origens mais diversas.

  • Felicidade brasileira? O que explica a posição do país em ranking mundial

    Felicidade brasileira? O que explica a posição do país em ranking mundial

  • Dia Mundial da Felicidade: pesquisa aponta que idosos são mais felizes

    Dia Mundial da Felicidade: pesquisa aponta que idosos são mais felizes

  • 70% da população mundial praticou atos de bondade, mostra relatório

    70% da população mundial praticou atos de bondade, mostra relatório

Muitos componentes estão em jogo na busca por uma vida mais feliz, mas a chave se resume a um fator principal: relacionamentos de qualidade.

“O que descobrimos foi que o importante era permanecer ativamente conectado a pelo menos algumas pessoas, porque todos nós precisamos de um senso de conexão com alguém ao longo da vida”, disse Waldinger ao correspondente médico chefe da CNN, Sanjay Gupta, recentemente em seu podcast Chasing Life.

“E as pessoas que estavam conectadas a outras pessoas viviam mais e permaneciam fisicamente mais saudáveis do que as pessoas que eram mais isoladas”, disse ele. “Essa foi a surpresa em nosso estudo: não que as pessoas fossem mais felizes, mas que viviam mais.”

Waldinger, que compartilha muitas das lições do estudo no livro que coescreveu, “A Boa Vida: Lições do Estudo Científico Mais Longo do Mundo sobre a Felicidade”, é psiquiatra, professor de psiquiatria na Harvard Medical School e um sacerdote Zen.

Por que ter relacionamentos de qualidade ajudaria as pessoas a viver vidas mais felizes e longas?

“Os melhores dados que temos, e outros estudos também, têm a ver com estresse e alívio do estresse”, disse Waldinger. “Se algo perturbador acontece comigo hoje, posso literalmente sentir meu corpo acelerar no modo de luta ou fuga. … Isso não é um problema, é normal, a resposta de luta ou fuga. Mas o que devemos fazer é voltar ao equilíbrio quando o estresse é removido. E se eu puder ir para casa e reclamar com minha esposa ou ligar para um amigo, posso literalmente sentir meu corpo se acalmar.”

Ele disse que pesquisas em neurociência sugerem que pessoas que estão isoladas ou se sentem sozinhas permanecem em um modo de luta ou fuga de baixo nível, o que significa que têm níveis mais altos de hormônios do estresse circulantes. “Elas têm sistemas imunológicos que não funcionam tão bem, então contraem infecções com mais facilidade”, disse ele. “E essa inflamação crônica quebra os sistemas do corpo.”

Além disso, pessoas que estão isoladas não têm ninguém cuidando delas, disse Waldinger, garantindo que comam bem, visitem o médico e se envolvam em outros comportamentos que levam a uma melhor saúde.

Isso não significa que introvertidos ou pessoas sem parceiros estejam condenados a vidas curtas e miseráveis. Ter um ou dois bons amigos — alguém com quem você pode contar — é suficiente, acrescentou ele.

O que você pode fazer para viver sua vida mais feliz? Waldinger tem estas cinco dicas.

Não negligencie o básico

Otimize sua saúde física. “Por um lado, parece óbvio, mas descobrimos que as pessoas em nosso estudo que cuidavam de sua saúde viviam mais e tinham mais anos livres de doenças à medida que envelheciam”, disse Waldinger.

“Significa exercitar-se regularmente. Significa comer bem. Significa não se tornar obeso. Significa não abusar de álcool ou drogas. Significa ter uma quantidade razoável de sono”, disse ele. “Essas coisas importam muito.”

Se você não sabe por onde começar, inscreva-se nestas newsletters sobre exercícios, alimentação saudável e sono.

Aprimore sua vida social

Invista em seus relacionamentos pessoais.

“Cuide de sua aptidão social, por assim dizer”, disse Waldinger. “Se você sente que precisa de mais conexão com as pessoas, seja ativo em trabalhar nisso.”

Melhorar sua aptidão social pode ser feito de duas maneiras diferentes.

A primeira é a quantidade.

“Se você sente que não tem pessoas suficientes em sua vida com quem está conectado”, disse Waldinger, “você pode tomar medidas ativas para fazer mais relacionamentos, para trazer mais pessoas para sua vida.”

Envolva-se em atividades que você gosta ao lado de outras pessoas. “Pode ser voluntariado para uma atividade comunitária que você gosta ou se importa. … Pode ser entrar para um clube. Pode ser estar envolvido em uma comunidade religiosa”, disse ele. “Se você vai ao mesmo grupo de pessoas repetidamente, é provável que você comece conversas sobre a coisa que todos vocês se importam e que estão lá para fazer.”

Fazer isso, disse ele, é uma maneira fácil de apresentar novas pessoas em sua vida.

Fortaleça os relacionamentos existentes

A segunda maneira de melhorar sua aptidão social é a qualidade.

“E se eu tiver pessoas suficientes em minha vida, mas não me sentir conectado o suficiente a elas; deixei minhas amizades irem embora”, disse Waldinger. “O que descobrimos em nosso estudo é que as pessoas que tomam pequenas ações, dia a dia, para manter contato e se conectar com as pessoas são as pessoas que mantêm seus relacionamentos fortes.”

Esse esforço não exige necessariamente muito trabalho. Significa tomar ações pequenas, mas consistentes.

“Significa que você pode simplesmente se esforçar para ligar para alguém ou enviar uma mensagem de texto, ou e-mail para alguém todos os dias em seu trajeto para o trabalho, apenas para manter contato com um amigo”, disse ele. “Significa entrar em contato ativamente para dar um passeio juntos ou tomar um café ou fazer uma refeição juntos.”

Essas ações pequenas, mas regulares, manterão os relacionamentos de que você gosta mais ativos e vibrantes, disse ele, “em vez de deixá-los definhar por negligência”.

Expresse-se

Outra dica, disse Waldinger, é considerar os valores que são mais importantes para você e expressá-los.

“Pode ser que o que você mais valoriza seja a autenticidade — e então, pense onde posso expressar isso em minha vida e existem maneiras de fazer mais disso?”, disse ele. “Talvez você valorize a família.”

Para focar na autoexpressão, ele disse para pensar nos valores fundamentais sem os quais você não consegue imaginar sua vida e, em seguida, pensar em onde em sua vida você pode expressá-los e como você pode fazer mais disso em sua vida. “Porque as pessoas cujas atividades lhes permitem expressar o que é mais significativo para elas”, disse ele, “são as pessoas que acabam sendo as mais felizes e se sentindo melhor com suas vidas.”

Aceite e abrace a mudança

As pessoas mudam o tempo todo, e isso significa que os relacionamentos também estão mudando; você precisa aprender a acomodar essas mudanças.

“A questão é, podemos perceber como estamos mudando (e) como a outra pessoa está mudando e aceitar essa mudança e talvez até celebrar e apoiar essa mudança em vez de resistir a ela”, disse Waldinger. “Muitas vezes, os relacionamentos entram em apuros quando tentamos congelá-los de alguma forma ou congelar a outra pessoa.”

Uma maneira de aprender a aceitar tais mudanças, particularmente quando alguém é irritante ou quando você está tendo problemas em um relacionamento, disse Waldinger, é trazer o máximo de curiosidade que puder para o relacionamento.

“Em primeiro lugar, ajuda a outra pessoa a sentir que você está interessado, que você realmente quer saber”, disse ele. “Também permite que você aprenda mais sobre por que eles estão pensando da maneira que estão? E isso é particularmente importante agora, quando estamos tão divididos uns dos outros.”

Esperamos que essas cinco dicas ajudem você a seguir um caminho para o que você considera uma vida boa e feliz.

E lembre-se: nenhuma vida é feliz o tempo todo. “A felicidade momento a momento muda”, disse Waldinger. “Podemos imaginar que ‘eu só preciso fazer tudo certo, e então serei feliz o tempo todo’ — e isso não é verdade para ninguém.”

Veja também: Felicidade tem influência no índice econômico de um país?

Quer ser feliz? Pesquisadores indicam hábitos para atingir a felicidade

Este conteúdo foi originalmente publicado em Veja cinco dicas para ter uma vida feliz no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Vídeo: barraqueira do Guará pula muro de casa e usa facas para cortar ternos finos de ex

113 Sul: quem é a delegada que induziu inocente a confessar crime

Mulher paraplégica após uso de fenol: CRM aponta “relação causal”

Chefe da Funai sob Bolsonaro é condenado à prisão por perseguir servidores 

Mapear é declarar: a expansão do ‘Tô no Mapa’ e a força dos territórios tradicionais no Pará

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Quem é Celsinho da Vila Vintém, líder do tráfico preso no Rio 

8 de maio de 2025
Salvador Bahia Airport bate recorde histórico de passageiros internacionais durante o Carnaval
Mirassol anuncia ex-Corinthians como reforço; veja detalhes 
Marcelino Galo assume a liderança da Bancada do PT na Alba
GO: carro da guarda civil estraga BMW durante gravação de clipe. Vídeo
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?