Política disputa contra Daniel Noboa, atual presidente e candidato à reeleição
Este conteúdo foi originalmente publicado em Veja cinco propostas de Luisa González, candidata da esquerda no Equador no site CNN Brasil. Internacional, Daniel Noboa, Eleição Presidencial, Equador, Luisa González CNN Brasil
A candidata de esquerda Luisa González enfrentará o candidato à reeleição Daniel Noboa mais uma vez no segundo turno das eleições presidenciais no Equador, após perder a disputa em 2023 para o atual presidente.
González, candidata do Movimento Revolução Cidadã, liderado pelo ex-presidente Rafael Correa, foi anteriormente deputada pelo mesmo partido. Ela trabalhou com o então presidente como Secretária Nacional de Administração Pública e Secretária Geral da Presidência da República. Por isso, é considerada a candidata de Correa.
Em seu plano de governo, ela elogia o ex-presidente Correa e afirma que este é um “momento crítico” na história. Estas são as principais propostas de González:
Restabelecer o Ministério da Justiça
A candidata propõe restaurar o Ministério Coordenador de Segurança e o Ministério da Justiça, Direitos Humanos e Culto, bem como reestruturar os Ministérios do Interior e do Governo. Ele quer limpar as forças públicas e promover uma “reinstitucionalização” do país por meio de um processo “constituinte participativo”.
Maior controle estatal da energia
González quer abordar a transição energética e a sustentabilidade ambiental. Também propõe a restauração da gestão pública das usinas hidrelétricas, várias das quais foram construídas durante o governo Correa e designadas no plano como um setor estratégico do Estado.
Economia pós-petróleo
Considerando que quase 30% das exportações do Equador são de petróleo, González propõe uma economia que estimule a produção em outros setores. Seu plano indica uma transição com incentivos para setores de valor agregado.
Educação e saúde gratuitas, universais e de qualidade
González propõe democratizar o acesso à educação e garantir o direito à educação pública, gratuita e de qualidade em todos os níveis. Na área da saúde, apoia a consolidação do Sistema Único de Saúde e a inclusão de unidades de saúde privadas como prestadoras de serviços médicos através do Estado e num sistema único de saúde.
Empoderamento, inclusão e direitos
Seu plano enfatiza a “igualdade fundamental entre homens e mulheres” e, entre outros pontos, propõe promover a igualdade de gênero, implementar um plano de combate à violência e à discriminação e apoiar a educação sexual abrangente.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Veja cinco propostas de Luisa González, candidata da esquerda no Equador no site CNN Brasil.

