Feriado desta segunda-feira (21) remete à morte do mineiro, em 1789, cuja relevância histórica costuma ser conteúdo de questões em vestibulares
Este conteúdo foi originalmente publicado em Veja curiosidades sobre Tiradentes, símbolo da Inconfidência Mineira no site CNN Brasil. Educação, feriado nacional, Minas Gerais, Tiradentes CNN Brasil
O Dia de Tiradentes, marcado para esta segunda-feira (21), é um dos feriados nacionais previstos no calendário brasileiro. A data marca a morte de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, um dos líderes da Inconfidência Mineira em 1789, fato histórico que costuma ser foco de questões em vestibulares.
O movimento separatista, também conhecido como Conjuração Mineira, protestava contra o que julgavam ser uma cobrança excessiva de impostos por parte de Portugal durante a exploração do ouro em Minas Gerais. Portugal sufocou as manifestações contrárias.
Tiradentes, por sua vez, foi morto enfocado a mando da Coroa Portuguesa na data em que foi estabelecido o feriado brasileiro.
Veja 5 curiosidades sobre Tiradentes:
Nasceu em Ritápolis (MG)
Tiradentes nasceu na cidade mineira de Ritápolis, em 1746. Segundo o Censo 2022, a população do município foi estimada em 4.994 habitantes.
Jesus Cristo
A primeira ilustração de Tiradentes é de 1890. Feita por Décio Villares, ela retrata o mártir com barbas e bigodes. A imagem faz uma alusão à figura de Jesus Cristo.

Sem barba e bigodes
Apesar de ser retratado com cabelos e barba longas na maioria das vezes, Tiradentes nunca usou barba e cabelos longos. Quando foi enforcado, em 1792, estava de cabelo raspado e barba feita.
Dentista
Apesar de não ter estudo adequado, Joaquim exerceu a profissão de dentista. O ofício lhe rendeu o apelido de “Tiradentes”.
Outras profissões
Além de dentista, Tiradentes foi tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político.
Conheça 4 professores para aprender história nas redes sociais
Este conteúdo foi originalmente publicado em Veja curiosidades sobre Tiradentes, símbolo da Inconfidência Mineira no site CNN Brasil.

