By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Veja dicas para manter negócios em alta o ano todo 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Veja dicas para manter negócios em alta o ano todo 
outros

Veja dicas para manter negócios em alta o ano todo 

Última atualização: 15 de dezembro de 2024 05:00
Published 15 de dezembro de 2024
Compartilhe
Compartilhe

Empreendedores à frente de negócios que disparam em vendas durante a alta temporada dão conselhos para manter o bom ritmo ao longo dos 12 meses do ano
Este conteúdo foi originalmente publicado em Veja dicas para manter negócios em alta o ano todo no site CNN Brasil.  Negócios, Empreendedorismo, Vendas CNN Brasil

Contents
Leia MaisAssaí conclui conversão de hipermercados e chega a 300 lojas no BrasilAudi vai parar produção em fábrica na Bélgica até fim de fevereiroNvidia nega rumores de que cortará fornecimento para ChinaAmplifique seus canaisDefina a mensagem certaAdapte seu catálogoOrganize o caixa

Para alguns negócios, a sazonalidade é a grande responsável por manter as vendas em alta ao aproveitar datas comemorativas ou períodos que impulsionam de maneira estratégica o negócio.

No final do ano e na alta temporada que se estende até o mês de fevereiro, alguns setores se beneficiam da grande demanda temporal para alavancar vendas. É o caso de comércios ligados ao turismo, hotelaria e até mesmo sorveterias, por exemplo.

Mesmo ampliando o faturamento consideravelmente em certos momentos do calendário, o desafio que fica a estas empresas é levar em conta os aprendizados durante o período de pico de vendas e replicá-los durante todo o ano.

Leia Mais

  • Assaí conclui conversão de hipermercados e chega a 300 lojas no Brasil

    Assaí conclui conversão de hipermercados e chega a 300 lojas no Brasil

  • Audi vai parar produção em fábrica na Bélgica até fim de fevereiro

    Audi vai parar produção em fábrica na Bélgica até fim de fevereiro

  • Nvidia nega rumores de que cortará fornecimento para China

    Nvidia nega rumores de que cortará fornecimento para China

Por essa razão, o atributo da sazonalidade pode não apenas afetar o desempenho financeiro do negócio, mas ser espaço fértil para criação de táticas de longo prazo.

Marca paulista de sorvetes, a Sorvetes Rochinha é um exemplo clássico dos impactos dos picos de vendas em mercados tipicamente sazonais. Quase 70% de todo o faturamento anual da marca é obtido nos meses mais quentes do ano, de setembro a março — um reflexo direto do impacto do clima e do verão nas cifras da companhia.

No portfólio, as grandes estrelas são os picolés, categoria mais bem-sucedida no ramo dos sorvetes. “Essa categoria é a categoria mais rentável para a indústria disparada, mas também é a mais sensível à sazonalidade”, avalia Lupércio Moraes, CEO da Rochinha.


Lupércio Moraes, CEO da Rochinha • Divulgação

Mesmo sendo sucesso em vendas, os picolés representam um desafio estrutural aos empreendedores, a começar pela instalação e manutenção de freezers em cada ponto de venda. Além disso, há também o aspecto cultural envolvendo o consumo de sorvetes no país, pontua Moraes.

“Há uma questão cultural envolvendo os sorvetes no Brasil, uma crença de que é um produto apenas para o calor. Mostrar que é um item que pode ir além, ser uma sobremesa para todo e qualquer clima, é um grande desafio”, diz. Segundo Moraes, a variação de vendas entre os meses de verão e inverno pode chegar a 50%.

Amplifique seus canais

O bom desempenho no período desafia a Rochinha a pensar em soluções que reverberam também nos meses de clima mais ameno e frio, em que naturalmente não há tanto desejo pelos picolés da marca. Parte dessas está na aposta na alimentação fora de casa, o chamado food service, explica o CEO.

Ao se aproximar de bares e restaurantes como um fornecedor de sorvetes que para durante o ano inteiro. Na prática, o produto da Rochinha serve de acompanhamento a um extenso leque de sobremesas em bares e restaurantes, como bolos e bananas flambadas, além de ser matéria-prima para milk-shakes, por exemplo.

Apostar na diversidade de canais e pontos de venda para além das sorveterias à beira-mar é uma estratégia para contornar o impacto negativo da queda de circulação de clientes por ali após o carnaval.

“Por termos uma marca forte, produtos nobres e de alta qualidade, temos uma área de pesquisa e desenvolvimento bem madura olhando para essa família de produtos. Então, nós estamos levando a marca e a qualidade Rocinha para dentro dos estabelecimentos. E aí sim você tem um único canal que você praticamente não tem sazonalidade ao longo do ano”.

Segundo Moraes, o B2B ainda representa pouco do negócio, mas a intenção é ampliar essa participação nos próximos anos.

“Tem sido e continuará sendo nossa armadilha para nos blindar dessa sazonalidade brutal que a gente sofre”, conta.

Nos planos da Rochinha também está a aproximação com chefs para a criação de cardápios exclusivos de sobremesas que possam ter o sorvete como acompanhamento principal.

Para empreendedores que também percebem os impactos da sazonalidade, a diversificação de canais é uma dica valiosa, afirma Moraes.

Defina a mensagem certa

Se de um lado a diversidade de canais auxilia empreendedores a contornar a sazonalidade, de outro a aproximação com a clientela mais fiel e seus canais de preferência também ajuda a reforçar as vendas, mesmo em períodos não tão aquecidos.

Essa é a estratégia adotada pela Tramadie, marca brasileira de sandálias criada pela executiva Laura Gaspari.

A Tramadie se arrisca ao apostar em um produto de grande popularidade, mas ainda pouco comum no Brasil: as espadrilles, uma espécie de sandália popular em países europeus como França e Espanha e que por aqui fazem parte do catálogo de grandes marcas como Schutz e Arezzo.

Longe do verão europeu, o caráter “la belle époque” do item traz consigo obstáculos para a Tramadie, a começar pelo convencimento de que o calçado pode ser usado para além desse período. 

Para Laura, driblar a sazonalidade das sandálias tem sido questão de fidelização e criatividade. Para isso, a marca criou campanhas de marketing que comunicam a usabilidade do produto ao longo de todo o ano e não apenas durante o verão e na praia.

“Apesar de ser um produto de verão, fora daqui onde ele nasceu, na Espanha, na França, as mulheres têm um armário de espadrilles, enquanto aqui no Brasil é comum que se tenha um ou dois, máximo“, conta a empreendedora.


Laura Gaspari, proprietária da Tramadie • Divulgação

“Hoje, já noto as mulheres, muitas das nossas clientes já estão usando aqui no dia a dia, para trabalhar, para eventos mais sociais, e isso essa transição para o uso urbano tem sido gradual”.

Apesar dos esforços por trazer as espadrilles para o contexto urbano, Laura reconhece o caráter de veraneio das sandálias, cuja confecção é de materiais leves e de design vazado.  Por essa razão, a marca optou por internacionalizar seu discurso. 

Na prática, isso significa que a Tramadie busca reforçar que o calçado pode ser usado em várias partes do mundo. “Sempre é verão em algum lugar”, diz. De tíquete-médio alto (cada sandália custa a partir de R$500), comunicar isso à clientela composta por viajantes internacionais não tem sido um grande problema.

Adapte seu catálogo

Para além das ações ligadas à comunicação, a Tramadie também tem inovado seu portfólio de produtos como uma maneira de escapar dos altos e baixos trazidos pela sazonalidade do verão.

A mais recente criação foi uma bota elaborada pelo mesmo material da sua sandália best-seller, a malha Knit. “Só no primeiro inverno em que adotei essa ideia, aumentei em 30% as vendas”, lembra.

Organize o caixa

Considerando a disparidade de receitas em diferentes momentos do ano, uma das principais recomendações é a organização financeira.

Empreendedores devem planejar cuidadosamente o orçamento, reservando um caixa que permita o negócio operar de forma saudável, mesmo em meses de vendas reduzidas.  Com isso, a alta demanda do verão é capaz de suprir as lacunas deixadas por outras estações.

(texto de Maria Clara Dias)

Este conteúdo foi originalmente publicado em Veja dicas para manter negócios em alta o ano todo no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Rússia está pronta para nova rodada de negociações com Ucrânia, diz Putin 

O Grande Debate: Lula sela ruptura com Congresso se judicializar IOF? 

Após pagar fiança, perfeitos alvos de operação contra desvios de emendas são soltos

Policiais localizam homem que invadiu creche escondido em caixa d’água

Análise: Trump sabe que bombardeios contra Irã foram “performáticos” 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

PF vê tentativa de obstrução da investigação dentro da própria Abin 

18 de junho de 2025
Trump diz que vai conversar com Xi e espera resolver tensão comercial 
F1: Veja a lista com todas as equipes campeãs do Mundial de Construtores 
Polícia Militar efetua prisão de indivíduos envolvidos em homicídio de dono de depósito em Brotas
Suprema Corte dos EUA limita poder de tribunais pequenos de barrarem Trump 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?