Imagens mostram a formação e a intensidade da tempestade sobre a faixa litorânea, acompanhada por chuva volumosa em curto período Paraná, -agencia-cnn-, Litoral, Raios, rajadas de vento, Temporais CNN Brasil
Um forte temporal atingiu o litoral do Paraná, na noite deste domingo (18), e pôde ser observado a partir de Curitiba, segundo registro do meteorologista Leonardo Furlan, do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná).
As imagens mostram a formação e a intensidade da tempestade sobre a faixa litorânea, acompanhada por chuva volumosa em curto período e rajadas intensas de vento, além de queda de diversos raios, de acordo com dados do órgão. Veja o vídeo capturado pelo meteorologista:
Em apenas 15 minutos, algumas cidades do litoral e do entorno registraram volumes elevados de chuva. Os principais acumulados foram observados em Guaratuba, com 25,4 milímetros, e em Pontal do Paraná (Pontal do Sul), com 23,8 mm.
Em Antonina, o acumulado chegou a 19,2 mm, enquanto Paranaguá teve registros que variaram entre 12,2 mm e 14 mm, dependendo do ponto de medição. Morretes marcou 11,6 mm, e Matinhos registrou 11,8 mm e 14,4 mm em estações distintas.
Veja também: Tempestades com granizo e ventos de até 100 km/h devem atingir o Sul
Além da chuva intensa, o temporal foi marcado por rajadas de vento fortes em várias regiões do estado. No litoral, os principais valores foram registrados em Paranaguá, com 70,6 km/h às 20h30, e em Guaratuba, com 68,8 km/h às 20h30. O pico mais intenso ocorreu no Marumbi, onde as rajadas chegaram a 70,6 km/h por volta das 20h.
Outras cidades do Paraná também sentiram os efeitos do sistema de instabilidade, com ventos de 64,4 km/h em Guarapuava, 65,5 km/h em Laranjeiras do Sul, 66,6 km/h em Dois Vizinhos e 59,4 km/h em Francisco Beltrão.
Segundo o Simepar, a combinação de instabilidade atmosférica, calor e umidade favoreceu a formação das tempestades, que avançaram rapidamente pelo litoral e puderam ser visualizadas da capital paranaense devido à dimensão e à intensidade do sistema.
Chuvas mais fortes são efeito das mudanças climáticas? Entenda

