Considerado o maior cactário da América Latina, o local recebe cerca de 20 mil visitas por ano
Este conteúdo foi originalmente publicado em Veja local para onde alunos da UFSM iam quando ônibus capotou no RS no site CNN Brasil. Rio Grande do Sul, -agencia-cnn- CNN Brasil
Um ônibus que transportava 35 pessoas capotou na manhã desta sexta-feira (4) na área de Imigrante (RS), localizada a aproximadamente 130 quilômetros de Porto Alegre. O veículo levava estudantes e professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para uma visita técnica ao cactário local.
O Cactário Horst iniciou suas atividades com expedições para catalogar cactos e suculentas, começando pelo Rio Grande do Sul e expandindo para todo o Brasil e países vizinhos como Uruguai, Argentina, Bolívia e Paraguai.
Segundo o site oficial da instituição, nessas viagens, que podiam durar meses e percorrer milhares de quilômetros, foram catalogadas mais de 2.000 espécies, incluindo descobertas de novas espécies, reconhecido internacionalmente e homenageado com a sigla HU. Várias espécies também receberam o nome “Horst” em homenagem às descobertas. Com o tempo, o Cactário Horst se profissionalizou, aprimorando o cultivo de cactos.
O local também se tornou atração turística, recebendo cerca de 20 mil visitantes por ano em seus 11 mil m², que abrigam mais de 1000 espécies disponíveis para compra.
Produção e venda
O cactário explica que o processo, desde a semeadura até a venda, pode levar de um ano e meio a dois anos para cactos, e varia dependendo do método de reprodução.
Além da venda direta ao consumidor, o Cactário Horst oferece produtos para floriculturas e supermercados em todo o país, com opções de compra personalizada ou sortidas.
A empresa investe em espécies exóticas antes encontradas somente fora do Brasil. Oferecem também uma estrutura completa para visitação com loja, mostruário de arranjos, espaço kids, wi-fi e copa.
Sobre o acidente
Um acidente envolvendo um veículo que transportava alunos de Paisagismo da UFSM ocorreu na estrada Acesso Rota do Sol, perto de uma metalúrgica. O carro saiu da pista, perdeu os freios e caiu em uma ribanceira. A universidade informou que está acompanhando o resgate e aguarda mais detalhes sobre o incidente.
Até agora, o Corpo de Bombeiros confirma um mínimo de sete óbitos. As identidades das vítimas ainda não foram divulgadas. Segundo o Corpo de Bombeiros, o ônibus transportava 31 alunos, três professores e o motorista.
Veja vídeo do acidente
Universidade decreta luto oficial
A Universidade Federal de Santa Maria decretou luto oficial de três dias em homenagem aos falecidos no acidente. Em nota, divulgada nas redes sociais, o gabinete da reitoria da faculdade se posiciono u sobre o caso.
A UFSM informa que deslocou uma equipe para o local do resgate. Em entrevista ao jornal Zero Hora, o reitor da UFSM, Luciano Schuch disse que o veículo pertencia a própria universidade.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Veja local para onde alunos da UFSM iam quando ônibus capotou no RS no site CNN Brasil.