Segundo inteligência ucraniana, foram usados mais de uma tonelada de explosivos; não houve vítimas Internacional, Crimeia, Explosão, Leste Europeu, Rússia, Rússia x Ucrânia, Ucrânia CNN Brasil
Dias depois de realizar um grande ataque contra bases aéreas da Rússia, a Ucrânia realizou uma nova ofensiva contra os russos.
Desta vez, os ucranianos explodiram uma ponte que liga o território russo à Península da Crimeia, região ocupada ilegalmente pela Rússia desde 2014.
Segundo informações da inteligência ucraniana, foram usados 1.100 kg de explosivos embaixo dos pilares, que foram severamente danificados.
Veja o momento da explosão:
O primeiro dispositivo explosivo foi ativado às 4h44 (horário local) e não houve vítimas, segundo o serviço de segurança.
O chefe do SBU, tenente-general Vasyl Malyuk, supervisionou pessoalmente a operação e coordenou o planejamento.
Outros ataques contra a ponte
A ponte da Crimeia já foi atingida outras duas vezes pelos ucranianos, em 2022 e 2023, segundo Malyuk.
“Nenhuma instalação russa ilegal tem lugar no território do nosso Estado”, afirmou.
“Portanto, a Ponte da Crimeia é um alvo absolutamente legítimo, especialmente considerando que o inimigo a utilizou como artéria logística para abastecer suas tropas. A Crimeia é a Ucrânia, e qualquer manifestação de ocupação receberá nossa resposta firme”, acrescentou Vasyl Malyuk.
*Sob supervisão de Derla Cardoso