Graduação está disponível para ingresso apenas por transferência interna Educação, Ciência, Ensino superior, Processo seletivo, USP (Universidade de São Paulo) CNN Brasil
Nesta semana a Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) disponibilizou em seu site o Guia de Carreiras do Vestibular 2026, que traz informações detalhadas sobre a USP (Universidade de São Paulo) e as graduações oferecidas na instituição para o próximo ano.
Entre dados sobre os campi da instituição e o funcionamento das provas, marcadas para 23/11 (1ª fase) e 14 e 15/12 (2ª fase), o material apresenta um breve resumo de um curso “especial” da USP, cujo ingresso está disponível apenas para transferência interna de alunos que já fazem parte do corpo discente da universidade.
Vinculado à Pró-Reitoria de Graduação da USP, o curso de Ciências Moleculares existe desde 1991 e é abrigado no Inova USP. É um programa interdisciplinar e inovador que incentiva os estudantes a abordarem os problemas complexos da sociedade contemporânea e expandirem as fronteiras do conhecimento através da investigação científica multidisciplinar.
Durante os quatro primeiros semestres, o curso oferece formação nas disciplinas de Biologia, Computação, Física, Matemática e Química, em um período denominado Ciclo Básico. É durante este período que o estudante desenvolve as habilidades necessárias para produzir conhecimento interdisciplinar, que será aplicado nos quatro últimos semestres, denominado Ciclo Avançado, no qual o desenvolvimento de um projeto de pesquisa à escolha do estudante guiará a criação de uma grade horária personalizada com disciplinas de quaisquer institutos da USP.
Segundo a universidade, ao final da graduação, o estudante estará apto a ingressar nos mais prestigiados programas de pós-graduação no Brasil e no mundo.
Como funciona o processo seletivo?
O curso oferece até 40 vagas anualmente, que podem ser pleiteadas por qualquer estudante matriculado regularmente na graduação da USP. O primeiro passo da seleção é uma prova de respostas abertas composta por questões interdisciplinares entre as disciplinares ministradas no Ciclo Básico do curso e de proficiência em inglês.
As pessoas aprovadas nesta fase realizam a segunda fase, uma dinâmica em grupo onde deverão demonstrar seu trabalho em equipe e proficiência no pensamento científico. As inscrições para a próxima turma serão abertas em junho de 2026, com início das aulas previsto para agosto do ano que vem.
USP é a universidade no Brasil que mais contribui para ODS da ONU