Em comunicado, regime de Maduro diz que ataque para gerar enfrentamento militar está em curso Internacional, Estados Unidos, Venezuela CNN Brasil
A chancelaria da Venezuela denunciou neste domingo (26) uma “provocação militar” de Trinidad e Tobago em coordenação com a CIA (Agência de Inteligência dos Estados Unidos), para causar uma guerra no Caribe.
Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores venezuelano afirma ter capturado “um grupo mercenário com informações diretas da CIA, e pode determinar que está em curso um ataque de falsa bandeira”, para gerar “um enfrentamento militar completo” com a Venezuela.
A pasta de Nicolás Maduro diz que o ataque aconteceria a partir de águas limítrofes com Trinidad e Tobago, do território do país ou da própria Venezuela.
Nesta semana, a chancelaria de Trinidad e Tobago anunciou a realização de exercícios conjuntos com os EUA e que o destróier da Marinha norte-americana USS Gravely atracaria hoje no país. Este navio de guerra é capaz de transportar mísseis e realizar ataques.
A Venezuela acusa a primeira-ministra da nação caribenha de converter seu território em um porta-aviões dos Estados Unidos para a guerra em todo o Caribe contra a Venezuela, a Colômbia e toda a América do Sul.
Trinidad e Tobago fica a poucos quilômetros da Venezuela. Os exercícios militares entre o país e os EUA acontecem em meio à tensão pela militarização do Mar do Caribe pelas forças norte-americanas, que têm atacado embarcações. O argumento da Casa Branca para a mobilização é o combate ao tráfico de drogas para os EUA.
Desde setembro, 10 barcos foram destruídos pelos EUA no Mar do Caribe e no Oceano Pacífico, matando 43 pessoas.
O presidente colombiano Gustavo Petro denuncia que um dos mortos era um pescador do país que ficou à deriva, que não tinha vínculo com o tráfico de drogas.
Na sexta-feira (24), os EUA anunciaram o envio do maior porta-aviões do mundo para a região. Paralelamente, a Casa Branca não descarta realizar ataques no território venezuelano, com o argumento de combate ao tráfico.

