Corrente de ar frio passará pelo Sul e deve se estender ao Sudeste do país; previsão é de chuvas fortes, raios e até granizo isolado em algumas regiões do estado São Paulo, -agencia-cnn-, Alerta de chuvas, São Paulo (estado), Temporal CNN Brasil
Após semanas de instabilidade climática em São Paulo, a Defesa Civil emitiu, na manhã de sábado (15), um novo alerta para chuvas fortes, raios e rajadas de vento que podem superar 70km/h no começo da próxima semana. O comunicado também deixa a população em alerta, após o aviso da possibilidade de granizo isolado em diversas regiões do estado.
Essa condição se favorece em razão de uma passagem de frente fria que irá atingir o Sul e se estenderá ao Sudeste do país. A previsão é que a queda dos termômetros aconteça entre domingo (16) e terça-feira (17).
Algumas regiões do estado de São Paulo serão mais atingidas e devem registrar os maiores acumulados de chuva. São elas: Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira; Vale do Ribeira, Sorocaba, Campinas e Itapeva; Baixada Santista; Região Metropolitana da Capital, Bauru, Araraquara, Presidente Prudente e Marília; Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca e Ribeirão Preto.
Veja a previsão:
Neste domingo (16), a previsão é de muitas nuvens e pancadas de chuva com trovoadas isoladas. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a Região Metropolitana de São Paulo irá registrar temperatura mínima de 17°C, máxima de 26°C e umidade oscilando entre 70% a 100%.
Já na segunda-feira (17), a frente fria se estenderá ainda mais em direção ao Sudeste do país, assim, todas as regiões paulistas ficarão sujeitas a pancadas de chuva, com a intensidade variando entre fraca, moderada e forte.
Na terça-feira (18), o cenário ainda permanece em atenção, com altas condições para chuva e variação de nuvens em grande parte do estado. Na capital, a previsão é de mínima de 15°C e máxima de 24°C.
Apenas a partir de quarta-feira (19), a corrente de ar frio irá se afastar, trazendo assim o retorno gradual de condições mais estáveis no estado.
Alerta
Mesmo que os termômetros meteorológicos não indiquem acumulados extremamente elevados na maior parte de São Paulo, a Defesa Civil alerta para a probabilidade de tempestades severas, com riscos de alagamentos, deslizamentos, destelhamentos e queda de árvores.
O orgão sinaliza a população a continuar acompanhando os alertas oficiais afim de tomar medidas preventivas se necessárias. Em casos mais graves ligue para o número da Defesa Civil (199) ou ao Corpo de Bombeiros (193).
*Sob supervisão de Thiago Félix

