Jadson Pires morreu após ser agredido por seguranças da ViaMobilidade na estação Carapicuíba (SP), da Linha 8-Diamante
Este conteúdo foi originalmente publicado em ViaMobilidade vai reciclar 100% dos seguranças após morte em estação de trem no site CNN Brasil. Nacional, -agencia-cnn-, Carapicuíba (São Paulo), cidade de são paulo, Morte, São Paulo (estado), Trem, ViaMobilidade CNN Brasil
A concessionária ViaMoblidade anunciou, nesta quarta-feira (4), que iniciará um processo de ‘reciclagem’ de todo o quadro de agentes que prestam serviço à empresa
A decisão ocorre após a morte de Jadson Pires, que faleceu após ser agredido por funcionários de segurança da ViaMobilidade e da Guarda Civil Metropolitana na estação Carapicuíba (SP), da Linha 8-Diamante, no último dia 11 de novembro.
Procurada, a concessionária afirmou que investe na formação dos colaboradores para o relacionamento com o público e a segurança dos clientes. Em nota, a empresa relatou que também vai reforçar a capacitação voltada ao atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade ou sob o efeito de substâncias entorpecentes.
Além disso, a ViaMobilidade destaca que “aumentou o rigor das medidas disciplinares e instaurou a obrigatoriedade de justificativa formal sempre que houver a necessidade de uso da força no exercício das atividades”.
Relembre o caso
Jadson Pires morreu após ser agredido por agentes da ViaMobilidade e da Guarda Civil Metropolitana na estação Carapicuíba, da Linha 8-Diamante. As imagens das câmeras de segurança mostram o homem sendo imobilizado e agredido pelos agentes. O caso ocorreu no dia 11 de novembro.
Veja abaixo o vídeo cedido à CNN pelo Diário do Transporte.
Segundo a ViaMobilidade, o homem chegou a estação em estado agitado e não respondia às orientações, sendo contido por agentes da Guarda Civil (GCM) e da ViaMobilidade, depois de ter invadido a linha de bloqueio por diversas vezes.
Após ser contido, o homem teria sofrido um mal súbito e foi encaminhado ao hospital, onde não resistiu.
A empresa ressaltou que o homem de camiseta preta é integrante da Guarda Civil que estava à paisana, sem qualquer relação com a operação da concessionária.
Em nota, a concessionária também lamentou a morte da vítima. “A companhia informa que repudia qualquer forma de violência e que o comportamento dos profissionais que atuaram na contenção de Jadson Pires não corresponde aos seus valores, treinamento e padrão dos seus procedimentos de segurança e atendimento”, ressaltou a empresa.
A CNN também buscou contato com a Prefeitura de Carapicuíba, que compartilhou que não foi comunicada pela Via Mobilidade sobre o suposto envolvimento de um servidor municipal no ocorrido, no caso o agente da CGM. No entanto, ressaltaram que a Secretaria de Segurança não compactua com condutas inadequadas e solicitaram as imagens para apurar o caso.
*Sob supervisão
Este conteúdo foi originalmente publicado em ViaMobilidade vai reciclar 100% dos seguranças após morte em estação de trem no site CNN Brasil.