Queda de energia durante a madrugada impactou operações no Rio e em outros estados; ONS e governo federal investigam causas Rio de Janeiro, -agencia-cnn-, Apagão CNN Brasil
Estados de todas as regiões do Brasil registraram um apagão durante a madrugada desta terça-feira (14). No Rio de Janeiro, o apagão afetou parte da capital, a região metropolitana e outras cidades, totalizando cerca de 730 mil pessoas impactadas.
Um dos locais atingidos foi o Aeroporto Santos Dumont, no centro da cidade, que registrou uma rápida oscilação de energia. Câmeras de monitoramento do aeroporto registraram o momento em que as luzes piscam no terminal e em bairros próximos.
Veja:
Reprodução/Aviation TV
Em nota, a concessionária Light informou que, às 0h31, ocorreu a atuação do ERAC (Esquema Regional de Alívio de Carga) devido a uma contingência no SIN (Sistema Interligado Nacional). O procedimento, definido pelo ONS (Operador Nacional do Sistema), afetou 11 subestações e interrompeu o fornecimento em áreas da Baixada Fluminense, zona Norte e zona Oeste. A energia foi restabelecida às 1h05, após autorização do ONS.
A Enel Rio afirmou que a interrupção de energia que afetou clientes da distribuidora foi normalizado às 1h22 para 277 mil clientes impactados.
De acordo com apuração da analista da CNN Isabel Mega, o governo federal investiga um incêndio em uma subestação de energia em Bateais, a cerca de 30 quilômetros de Curitiba (PR), que causou o apagão nacional.
O ONS afirmou que, assim que identificou a situaçã, iniciou uma ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. O retorno dos equipamentos e a recomposição das cargas se deu de maneira segura, logo nos primeiros minutos, sendo que em até 1h30min todas as cargas das Regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste foram restabelecidas. As cargas da Região Sul foram recompostas totalmente por volta de 2h30min após a ocorrência.