Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que o policial dá socos e chutes na vítima; segundo a PMDF, o militar foi afastado Distrito Federal, -agencia-cnn-, Agressão, Agressão contra mulher, Briga de transito, Mulher, PM, PM (Polícia Militar) CNN Brasil
Vídeos de câmeras de segurança registraram o momento em que uma mulher é agredida por um Polícia Militar em uma garagem em Taguatinga, no Distrito Federal. O caso ocorreu na tarde de 20 de maio, por volta das 13h.
De acordo com a Polícia Militar do DF (PMDF), a vítima, uma mulher de 43 anos, disse que o caso teve início após um desentendimento no trânsito. Nas imagens, é possível ver a mulher tentando parar o carro na rua na intenção de dar passagem a outros veículos. O policial para atrás dela com seu carro. A mulher sinaliza com a mão para que o policial espere, porém ele não espera e segue com o carro até a garagem.
Logo em seguida começa uma discussão quando o homem sai do carro para falar com a mulher. Em um primeiro momento ela se afasta, mas volta e acerta o vidro traseiro do carro do PM. Os dois começam a se empurrar. Ela, com o celular em mãos, tenta registrar a placa do carro. Veja o vídeo:
O militar entra no veículo e, mesmo com a mulher à sua frente, avança, arrastando-a para dentro da garagem. Na sequência, a vítima volta a bater no vidro do carro. O homem então desce do veículo e inicia as agressões com chutes, empurrões e tapas. A mulher cai no chão após levar uma rasteira.
Moradores e funcionários do prédio surgem nas imagens e ajudam a conter a situação. Veja o vídeo:
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) disse que apura o caso como lesão corporal, injúria, dano e furto de pertences da vítima, que estavam no interior do veículo.
Segundo a corporação, a perícia foi acionada e as imagens das câmeras de segurança foram incluídas na investigação, conduzida pela 12ª Delegacia de Polícia (Taguatinga Centro). Um Termo Circunstanciado foi lavrado, e as diligências seguem para esclarecer os fatos.
Em nota, a Polícia Militar do DF informou que a Corregedoria instaurou procedimento para apurar a conduta do militar, que foi afastado do serviço operacional, teve o porte de arma suspenso e permanece em atividade administrativa.
A corporação destacou que repudia qualquer forma de violência, especialmente contra mulheres, e que o enfrentamento à violência de gênero é uma prioridade da instituição. Desde 2024, todos os policiais do DF passam por capacitação sobre proteção e respeito às mulheres.
Veja a nota completa da PMDF:
“A Polícia Militar do Distrito Federal informa que o comando da corporação tomou conhecimento do vídeo na data de ontem. Esclarece que a Corregedoria da Corporação instaurou procedimento apuratório para elucidar todas as circunstâncias do caso, que será rigorosamente investigado.
As imagens do circuito de segurança, que mostram um ato covarde, já estão sob análise e integram os elementos considerados na apuração em andamento.
O militar foi imediatamente afastado do serviço operacional e teve o seu porte de arma suspenso.
A PMDF repudia todo tipo de violência, especialmente contra mulheres, considerando que o enfrentamento à violência de gênero é uma das prioridades da Corporação. Desde 2024, inclusive, todos os policiais militares do Distrito Federal estão passando por curso de capacitação sobre proteção integral e respeito às mulheres.
O caso está sendo tratado com a devida seriedade e será conduzido com absoluto respeito às garantias constitucionais do devido processo legal, do contraditório e da ampla defesa.”
*Sob supervisão de Carolina Figueiredo