Com foco na mobilidade elétrica, a VinFast lançou no Vietnã quatro modelos urbanos com foco em frotas, táxis e serviços de transporte. São eles: Minio Green, Herio Green, Nerio Green e Limo Green. O mais interessante é o Minio que tem a intenção de substituir as motocicletas e que a marca descreve como “ideal para serviços urbanos”. É um modelo para o iFood por exemplo.
O Minio Green chama atenção com seu visual inspirado nos Kei Cars japoneses. O motor tem só 26 cavalos, que permite chegar a 85 km/h. A bateria que não teve sua capacidade revelada e permite uma autonomia, segundo a marca, de 180 km/h. A vantagem é que o conjunto de baterias pode receber carregamento rápido (DC).
O Minio pode ter até planos de ser lançado no Brasil, afinal há um registro em nome da Vinfast de um microcarro de dois lugares, supostamente elétrico. E ele seria posicionado abaixo do VF3, que já havia sido registrado no Brasil também no ano passado.
Sabe-se que a Vinfast tem planos de lançar suas operações no Brasil. Contudo, a empresa ainda não fez qualquer anúncio oficial sobre isso.
Voltando para os lançamentos urbanos, o Herio Green e o Nerio Green são versões modificadas do VF 5 e do e34. O compacto VinFast VF 5 tem motor elétrico de 130 cv e porte de Renault Kwid e o SUV compacto VF e34 com motor de 150 cv.
O mais caro entre os lançamentos é sem dúvida o VinFast Limo Green, um elétrico de sete lugares idealizado para o transporte executivo de luxo.
E o VF3?
O mini SUV elétrico também tem registro no Brasil e faz sucesso no Vietnã por seu design e preço popular. Ele tem só 3,19 metros de comprimento, mas mesmo assim tem amplo espaço interno. Graças ao formato que lembra um furgão, o porta-malas pode ter 550 litros com os bancos traseiros rebatidos.
Vale destaque para assinatura de design que é do brasileiro João Marcos de Oliveira Ramos, ex-Ford Ecosport, que apostou em linhas quadradas para otimizar o espaço e reforçar a identidade visual do veículo.