A Volkswagen não quis deixar qualquer dúvida durante a apresentação do novo ID. Cross: o novo SUV é, declaradamente, a versão elétrica do T-Cross. Além disso, a marca diz que o visual do carro-conceito revelado está muito próximo de sua versão de produção, que será apresentada em 2026.
As similaridades entre ID.Cross e T-Cross começam nas dimensões, bastante próximas. O conceito tem 4,16 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,59 m de altura e 2,60 m de entre-eixos – medidas que pouco poderão mudar no modelo final. Ou seja, são 6 cm a menos do que o atual T-Cross em comprimento e 5 cm a menos no entre-eixos. Em altura e largura são 2 cm e 8 cm a mais, respectivamente.

Ainda de acordo com a marca, o porta-malas do modelo terá mais de 450 litros, complementado por um segundo compartimento na dianteira, com mais 25 litros de capacidade.
Também é possível ver bastante do T-Cross no desenho do ID.Cross, como no formato mais “quadrado” da carroceria e nos conjuntos formados por grade e faróis, nas lanternas e nos para-choques. Os faróis full led serão interligados por uma faixa iluminada. Na traseira, o mesmo acontecerá com as lanternas. De lado, as rodas do conceito são de 21 polegadas, mas deverão ser menores no modelo de produção.

O interior do conceito também foi apresentado e não foge à tendência da indústria, com destaque para as telas do quadro de instrumentos (11 polegadas) e da central multimídia (13 polegadas), e elementos horizontais e de visual limpo. Logo abaixo da central multimídia há uma sequência de botões físicos, uma promessa feita e cumprida pela empresa de que voltaria a investir em comandos do tipo.
Como é um conceito, porém, ainda guarda exageros e utopias, como o uso extenso de revestimentos de tecido, e um material de aspecto leitoso no console central. De acordo com a Volkswagen, a intenção do interior é a de se criar um “oásis de bem-estar”, como um lounge confortável e relaxante.

O novo ID.Cross será produzido a partir da plataforma MEB+, a base modular da marca para carros elétricos, e terá tração dianteira. Ao menos o conceito é equipado com um motor elétrico de 211 cv, que promete atingir os 175 km/h de velocidade máxima (limitada para poupar esforços da bateria).

Por falar em bateria, a marca não divulgou sua capacidade, mas apontou uma autonomia projetada de aproximadamente 420 km.