By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: VW Nivus 2025 enfrenta o Fiat Fastback Hybrid: qual é o melhor SUV cupê?
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > VW Nivus 2025 enfrenta o Fiat Fastback Hybrid: qual é o melhor SUV cupê?
outros

VW Nivus 2025 enfrenta o Fiat Fastback Hybrid: qual é o melhor SUV cupê?

Última atualização: 17 de dezembro de 2024 17:30
Published 17 de dezembro de 2024
Compartilhe
Compartilhe

A partir de 1º de janeiro de 2025, o Brasil adotará as novas regras de emissões de gases poluentes da oitava fase do Proconve L8. A legislação será bem mais exigente e terá três etapas( 2025, 2027 e 2029) restringindo ainda mais os limites de CO2 gerados pelo motor a combustão. Isto obrigou as fabricantes a buscarem formas de atender essas normas e, no caso do Nivus e do Fastback, as escolhas foram bem diferentes e até opostas.

Contents
Cadastro efetuado com sucesso!Teste de desempenho e consumoFicha técnica – Volkswagen Nivus Highline 2025Ficha Técnica – Fiat Fastback Impetus T200 Hybrid

Lançado em 2020, durante a pandemia, o Volkswagen Nivus recebeu a tão esperada reestilização, alterando consideravelmente o seu design, mas com mudanças bem mais sutis na motorização. Já a Fiat fez o contrário, alterando o motor do Fastback com a adoção do sistema híbrido leve, e sem mexer em nada da identidade visual. Qual dos dois se deu melhor no objetivo de ser mais eficiente?

Comparativo VW Nivus Fiat Fastback 2025
<span class=”hidden”>–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

Ambas as fabricantes fizeram investimentos no Brasil para produzir motores com um sistema híbrido leve (MHEV). É uma tecnologia mais simples e barata do que um híbrido pleno e que será cada vez mais comum no país, substituindo o alternador pelo BSG (Belt Starter Generator), que além de cumprir o mesmo papel, também funciona com motor de partida e entrega uma potência pequena para o propulsor a combustão.

Comparativo VW Nivus Fiat Fastback 2025
A Stellantis escolheu o Fastback para estrear o motor 1.0 turbo com sistema híbrido leve produzido no BrasilFernando Pires/Quatro Rodas

A Fiat saiu na frente e iniciou a produção em Betim do 1.0 T200 Hybrid. O motor turbo é o mesmo, gerando até 130 cv e 20,4 kgfm, com a diferença que agora tem uma força extra de 4 cv e 1 kgfm vindas do motor elétrico. Este sistema híbrido de 12V estreou no Fastback e no Pulse e, a partir de 2025, será levado para outros carros da Stellantis.

Continua após a publicidade
Comparativo VW Nivus Fiat Fastback 2025
A Fiat trabalhou bem o acabamento ao combinar materiais diferentes pela cabineFernando Pires/Quatro Rodas

No caso do Volkswagen Nivus, um motor híbrido não era possível neste momento, pois sua plataforma ainda não está preparada para a eletrificação. Isto será resolvido em uma próxima geração do carro, que adotará a plataforma MQB Hybrid e um sistema híbrido leve produzido em São Carlos (SP).

Comparativo VW Nivus Fiat Fastback 2025
Seu painel de instrumentos é mais personalizável, assim como a multimídiaFernando Pires/Quatro Rodas

Até lá, a Volkswagen tem que trabalhar com o que tem em mãos. O motor 1.0 TSI de três cilindros é o mesmo, com 128 cv e 20,4 kgfm, sem adotar a versão menos potente que está no Polo. O que os engenheiros fizeram foi buscar maneiras de melhorar a eficiência do carro.

  • Relacionadas
  • TestesTeste: veja qual é a redução de consumo dos Fiat Pulse e Fastback híbridos24 nov 2024 – 07h11
  • TestesPrimeiras impressões: as vantagens e limitações do Fiat Fastback T200 Hybrid11 nov 2024 – 11h11
  • NotíciasFiat Pulse e Fastback híbridos fazem até 14,4 km/l e partem dos R$ 125.9906 nov 2024 – 18h11

Tanto a central eletrônica do motor quanto da transmissão foram modificadas, enquanto o para-choque dianteiro foi redesenhado, perdendo os faróis de neblina para receber entradas de ar com o intuito de melhorar a aerodinâmica. Seu tanque de combustível é de 49 litros, 3 l a menos do que o modelo anterior, perdidos para receber um sistema de recuperação de gases (ORVR), item que será obrigatório a partir de 2025.

Continua após a publicidade
Comparativo VW Nivus Fiat Fastback 2025
Fastback tem bancos dianteiros mais curtosFernando Pires/Quatro Rodas
Comparativo VW Nivus Fiat Fastback 2025
Bom espaço traseiro como um sedãFernando Pires/Quatro Rodas

Contrariando as expectativas, quem ficou mais econômico, na verdade, foi o VW Nivus 2025. Em nosso teste, o SUV da VW fez uma média de 13,1 km/l no ciclo urbano e 16,8 km/l no rodoviário, utilizando gasolina. Já o Fastback Hybrid registrou 13,0 km/l e 16,2 km/l, respectivamente. É uma diferença de 0,1 km/l na cidade e 0,6 km/l na estrada.

Comparativo VW Nivus Fiat Fastback 2025
Pequena, a bateria do motor híbrido fica embaixo do banco do motoristaFernando Pires/Quatro Rodas

Não dá para festejar, pois, considerando o desempenho dinâmico, o resultado se inverte. O Fastback é mais rápido na aceleração, precisando de 10,4 segundos para chegar a 100 km/h, enquanto o Nivus chega a esta velocidade em 11,2 s. Só perde para o alemão na retomada de 80 a 120 km/h em 7,77 s, 0,11 s mais lento que o rival da VW.

Continua após a publicidade
Comparativo VW Nivus Fiat Fastback 2025 (1) Fernando PiresQuatro Rodas
Comparativo VW Nivus Fiat Fastback 2025 (22) Fernando PiresQuatro Rodas
Comparativo VW Nivus Fiat Fastback 2025 (20) Fernando PiresQuatro Rodas
Comparativo VW Nivus Fiat Fastback 2025 (26) Fernando PiresQuatro Rodas
Comparativo VW Nivus Fiat Fastback 2025 (2) Fernando PiresQuatro Rodas
Comparativo VW Nivus Fiat Fastback 2025 (23) Fernando PiresQuatro Rodas
Comparativo VW Nivus Fiat Fastback 2025 (30) Fernando PiresQuatro Rodas
Comparativo VW Nivus Fiat Fastback 2025 (21) Fernando PiresQuatro Rodas
Comparativo VW Nivus Fiat Fastback 2025 (29) Fernando PiresQuatro Rodas
Comparativo VW Nivus Fiat Fastback 2025 (31) Fernando PiresQuatro Rodas
Comparativo VW Nivus Fiat Fastback 2025 (24) Fernando PiresQuatro Rodas
Comparativo VW Nivus Fiat Fastback 2025 (27) Fernando PiresQuatro Rodas
Comparativo VW Nivus Fiat Fastback 2025 (28) Fernando PiresQuatro Rodas
Comparativo VW Nivus Fiat Fastback 2025 (25) Fernando PiresQuatro Rodas
Comparativo VW Nivus Fiat Fastback 2025 (32) Fernando PiresQuatro Rodas

 

As duas marcas têm propostas bem distintas quanto ao comportamento de seus carros e aqui não podia ser diferente. Há muito mais conforto no Fastback, com um ajuste de suspensão que lembra muito o sedã Cronos em quem é baseado. Isto afeta seu equilíbrio em alta velocidade, sentindo a carroceria balançar um pouco. O Nivus é o oposto, mais firme como todo Volkswagen, o que é bom para uma tocada mais esportiva, mas cobra o preço em alguns obstáculos como lombadas altas, causando um certo desconforto.

Compartilhe essa matéria via:
WhatsAPP
Telegram

As modificações mecânicas feitas em ambos trouxeram alguns efeitos colaterais. Há uma certa lentidão ao sair da imobilidade no Nivus, consequência da nova configuração do motor buscar mais economia. Felizmente, este sintoma desaparece quando o carro ganha velocidade.

Comparativo VW Nivus Fiat Fastback 2025
Alinhado com os demais SUVs da Volkswagen, o Nivus agora tem lanterna interligadas por uma linha contínua em ledFernando Pires/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

O Fiat Fastback dá prioridade para o uso do BSG e mantém o motor a combustão em uma rotação mais baixa, por volta de 2.000 rpm, justamente onde a tremedeira do três cilindros é mais áspera e perceptível. Será praticamente o único momento em que será possível notar a atuação do motor elétrico.

Comparativo VW Nivus Fiat Fastback 2025
Tirando o tecido nas portas, o interior do Nivus praticamente não mudouFernando Pires/Quatro Rodas

A semelhança no pacote de equipamentos entre os dois é grande. Ambos têm painel de instrumentos digital, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, ar-condicionado digital e tantos outros itens. O Nivus 2025 ganhou internet 4G embarcada e uma nova versão do aplicativo Meu VW, agora capaz de abrir as portas, ligar o motor ou mostrar a localização do veículo, da mesma forma que o Fastback com o Connect Me.

Comparativo VW Nivus Fiat Fastback 2025
A nova versão da multimídia VW Play é bem mais intuitiva e com resposta rápidaFernando Pires/Quatro Rodas

A outra novidade é o pacote ADAS. Além do piloto automático adaptativo e a frenagem automática de emergência, o sistema agora tem assistente de faixa com centralizador e sensor de ponto cego. Funciona muito bem, evitando ficar dançando na faixa de rodagem, mas não espere que faça curvas sozinho, pois é apenas um auxílio. Outro porém é ser um pacote opcional de R$ 4.470 exclusivo para a versão Highline.

Continua após a publicidade
Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Carregando

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

Os assistentes de condução não são prioridade para a Fiat, contando somente com frenagem automática e alerta de saída de faixa. Deve até mesmo nos airbags, contando com apenas quatro, enquanto o Nivus tem seis bolsas infláveis de série. Seu único item exclusivo é o freio de estacionamento eletrônico. Por outro lado, conta com apenas dois itens opcionais: os bancos de couro com tom claro e a integração do carro com o app Connect Me no smartphone e internet 4G (R$ 2.990).

Comparativo VW Nivus Fiat Fastback 2025
O interior ainda lembra o hatch PoloFernando Pires/Quatro Rodas
Comparativo VW Nivus Fiat Fastback 2025
Um pouco mais apertado atrásFernando Pires/Quatro Rodas

Mesmo com a renovação, o Nivus ainda está aquém em acabamento em comparação ao Fastback. As portas estão com um tecido cobrindo os paineis como novidade, mas ainda tem muito plástico rígido, algo que o Fastback evita com o uso de materiais texturizados, para esconder os de baixa qualidade e que passa a sensação de estar em um carro mais refinado.

  • Relacionadas
  • TestesVW Nivus 2025 faz até 16,8 km/l e fica mais econômico que o Pulse híbrido28 nov 2024 – 10h11
  • NotíciasVolkswagen Nivus 2025: como ficam os preços e versões do SUV17 out 2024 – 10h10
  • NotíciasComo é o VW Nivus GTS, que será lançado no Brasil em breve15 out 2024 – 13h10

O conforto do Fiat continua no espaço interno. Quem usar os bancos traseiros vai ficar mais à vontade com mais espaço para as pernas. O restante dos 4,43 m de comprimento vão para o porta-malas, com capacidade para 516 litros, 101 l a mais do que o Nivus.

Comparativo VW Nivus Fiat Fastback 2025
Grade iluminada? Só na versão topo de linha HighlineFernando Pires/Quatro Rodas
Comparativo VW Nivus Fiat Fastback 2025
<span class=”hidden”>–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

Com a reestilização, o Nivus tem a seu favor o fato de ser uma novidade mais visível do que o Fastback ter virado híbrido, representado somente por um pequeno emblema na tampa do porta-malas. É um design que tem sido um tanto polarizador e que teremos que nos acostumar, pois será a inspiração para a identidade visual do futuro Tera, modelo que irá disputar espaço com o Pulse.

A barra iluminada na grade, disponível somente na versão Highline, ainda não cansou, ao contrário das lanternas interligadas por uma linha em led, elemento usado por outras marcas.
Por R$ 157.490, o Nivus Highline está a uma boa distância dos R$ 161.990 do Fastback Impetus.

Comparativo VW Nivus Fiat Fastback 2025 (16) Fernando PiresQuatro Rodas
Comparativo VW Nivus Fiat Fastback 2025 (6) Fernando PiresQuatro Rodas
Comparativo VW Nivus Fiat Fastback 2025 (5) Fernando PiresQuatro Rodas
Comparativo VW Nivus Fiat Fastback 2025 (17) Fernando PiresQuatro Rodas
Comparativo VW Nivus Fiat Fastback 2025 (7) Fernando PiresQuatro Rodas
Comparativo VW Nivus Fiat Fastback 2025 (8) Fernando PiresQuatro Rodas
Comparativo VW Nivus Fiat Fastback 2025 (9) Fernando PiresQuatro Rodas
Comparativo VW Nivus Fiat Fastback 2025 (14) Fernando PiresQuatro Rodas
Comparativo VW Nivus Fiat Fastback 2025 (10) Fernando PiresQuatro Rodas
Comparativo VW Nivus Fiat Fastback 2025 (3) Fernando PiresQuatro Rodas
Comparativo VW Nivus Fiat Fastback 2025 (4) Fernando PiresQuatro Rodas
Comparativo VW Nivus Fiat Fastback 2025 (15) Fernando PiresQuatro Rodas
Comparativo VW Nivus Fiat Fastback 2025 (11) Fernando PiresQuatro Rodas
Comparativo VW Nivus Fiat Fastback 2025 (12) Fernando PiresQuatro Rodas
Comparativo VW Nivus Fiat Fastback 2025 (13) Fernando PiresQuatro Rodas

Adicionar o pacote ADAS faz com que o valor do Volkswagen pule para R$ 161.690, enquanto o Fiat com o Connect Me sai por R$ 164.980. São muito próximos para esta faixa de preços e a condição oferecida nas concessionárias pode mudar tudo e fazer a balança pender para um dos lados.

Veredicto: Mesmo sem um motor híbrido, o Nivus conseguiu ficar mais econômico do que o Fastback. A disputa foi acirrada e o Fiat poderia ter ganhado se tivesse um pouco mais de equipamentos de segurança como seis airbags.

Teste de desempenho e consumo

Aceleração VW Nivus Highline Fiat Fastback T200 Hybrid
0 a 100 km/h 11,2 s 10,4 s
0 a 1.000 m 32,5 s – 161,1 km/h 32,1 s – 161 km/h
Velocidade máxima* 192 km/h 194 km/h
Retomadas
D 40 a 80 km/h em 4,84 s 4,6 s
D 60 a 100 km/h em 6,20 s 6 s
D 80 a 120 km/h em 7,66 s 7,8 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0 13,6/24,0/54,8 m 14,6/26,6/61,5
Consumo
Urbano 13,1 km/l 13 km/l
Rodoviário 16,8 km/l 16,2 km/l
Ruído interno
Neutro/RPM máx. 38,7/64,6 dBA 44,7/63,4 dBA
80/120 km/h 60,9/67,8 dBA 61,5/68,7 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h 98 km/h 96 km/h
Rotação do motor a 100 km/h 1.900 rpm 1.900 rpm
Volante 2,7 voltas 2,5 voltas

Ficha técnica – Volkswagen Nivus Highline 2025

Motor: flex., diant., transv., 3 cil., 12V, 999 cm³, 128/116 cv a 5.500 rpm, 20,4 kgfm entre 2.000 e 3.500 rpm
Câmbio: automático, 6 m., tração dianteira
Direção: elétrica progressiva, 10,9 m (diâmetro de giro)
Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.), disco sólido (tras.)
Pneus: 205/55 R17
Dimensões: compr., 427,2 cm; larg., 175,7 cm; alt., 149,6 cm; entre-eixos, 256,6 cm; peso, 1.221 kg; porta-malas, 415 litros (VDA); tanque, 49 litros

Ficha Técnica – Fiat Fastback Impetus T200 Hybrid

Motor: flex, dianteiro, transversal, 3 cil., 12V, 999 cm³, 130/125 cv a 5.750 rpm, 20,4 kgfm a 1.750 rpm; elétrico de 4 cv e 1 kgfm
Câmbio: CVT, 7 marchas, tração dianteira
Direção: elétrica, 10,7 m (diâmetro de giro)
Suspensão: ind. McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.), tambor (tras.)
Pneus: 215/45 R18
Rodas: liga leve, 18’’
Peso: 1.271 kg
Dimensões: comprimento, 442,7 cm; largura, 177,4 cm; altura, 154,5 cm; entre-eixos, 253,2 cm; porta-malas, 516 l, tanque, 47 l

Publicidade

You Might Also Like

Projeto quer criar centro de tratamentos com cannabis medicinal no DF

Ofertas do dia: caixa de som JBL Xtreme 4 com descontos de até 62%

Após infecção grave, Anitta atualiza estado de saúde nas redes sociais; ouça áudio

Salvador recebe escola de seguranças da França para passar expertise em eventos de grande porte

“A Viagem”: qual é o segredo criminoso cometido por Mauro contra Carmem 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Operações miram lideranças do Comando Vermelho em MA, PA e PE 

13 de junho de 2025
Ações de companhias aéreas caem após incêndio em aeroporto de Londres 
Míssil lançado do Iêmen é interceptado em Israel, diz exército 
Fiorentina vence a Juventus com facilidade e sonha com a Champions 
Globo de Ouro 2025: “Ainda Estou Aqui” perde prêmio para “Emilia Pérez” 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?