By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: VW SP2 quase ganhou reedição elétrica com plataforma da ID.Buzz; veja esboço
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > VW SP2 quase ganhou reedição elétrica com plataforma da ID.Buzz; veja esboço
outros

VW SP2 quase ganhou reedição elétrica com plataforma da ID.Buzz; veja esboço

Última atualização: 9 de agosto de 2025 07:33
Published 9 de agosto de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Você sabe o que o Volkswagen SP2, o primeiro esportivo daVW desenvolvido no Brasil, tem a ver com o Dieselgate? Então senta que lá vem história.

Na segunda metade da década de 2010, a Volkswagen se envolveu em um escândalo: foi acusada de colocar dispositivos em seus carros a diesel para manipular dados de emissões. É o que ficou conhecido como Dieselgate.

  • Relacionadas
  • ClássicosVW SP2, a joia criativa da indústria automobilística brasileira22 mar 2025 – 11h03
  • ClássicosO destino dos SP2, Santana e Fuscas 0 km encontrados no RS após mais de 20 anos18 mar 2025 – 19h03
  • NotíciasA feira que revelou ao Brasil a TV a cores, o VW SP2 e o Mercedes C-11128 ago 2019 – 07h08

Claro, que a montadora não quis ver seu nome atrelado a esse escândalo e começou a revelar uma série de conceitos mirabolantes para desviar as atenções. Foi no auge disso tudo, em 2017, que Tibor Juhasz esboçou o que seria a sua visão de um VW SP2 moderno, feito na plataforma MEB, a mesma de ID.Buzz, ID.4 e outros elétricos da Volks.

sp2 eletrico
<span class=”hidden”>–</span>Tibor Juhasz/Volkswagen

O SP2 foi um marco da indústria automotiva brasileira. O esportivo foi desenvolvido e fabricado por aqui, e tinha uma produção complexa para a época.

Continua após a publicidade

Compartilhe essa matéria via:
WhatsAPP
Telegram

A qualidade dos acabamentos e de toda a construção seguiam o que havia de melhor no mercado brasileiro, mas havia um problema: o SP2 era um esportivo modesto. Tinha meros 75 cv entregues pelo motor 1700. Chegava apenas a 153 km/h de velocidade máxima e demorava longos 17,4 s para ir de 0 a 100 km/h.

Da mesma forma que o SP2 chama a atenção de colecionadores europeus, que os importam, o projeto e desenho do carro original chamou a atenção até da matriz alemã da Volkswagen.

Continua após a publicidade

SP2
<span class=”hidden”>–</span>Christian Castanho/Quatro Rodas

Nessa releitura feita por Juhasz e divulgado no Linkedn de Štěpán Řehák, porta-voz da divisão de design da VW, o carro mantém o perfil baixo, a traseira curta e o capô alongado. Há até as aberturas nas colunas traseiras. Mas segundo Řehák, o desenho tem uma inspiração especial nos projetos de Giorgetto Giugiaro, pai do Golf, Passat, Scirocco e Jetta.

“Minha proposta SP2 nasceu de pura intuição. Ele se encaixa em uma visão de futuro elétrico movido pelo progresso, mas profundamente enraizado em valores clássicos. Meu objetivo era claro: construir para frente sem perder o que nos define. Emoção, energia e visão se uniram para criar algo que ainda ressoa hoje”, conta Řehák sobre o seu design.

Continua após a publicidade

sp2

A diferença é que esse é um esportivo elétrico, que usa a plataforma MEB. É bem possível que ele também seguisse o conceito do motor traseiro, assim como o SP2 original e os outros elétricos feitos com essa arquitetura. Mas, a plataforma também permite tração integral, o que traria uma nova experiência para o esportivo.

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber.

Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Carregando

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

Não só isso, por mais que os puristas torçam o nariz ao imaginar um SP2 elétrico, isso resolveria os problemas de desempenho do esportivo. O torque instantâneo ajudaria nas arrancadas e até mesmo a ID.Buzz consegue passar dos 200 cv com os motores elétricos da plataforma MEB.

Publicidade

You Might Also Like

Psicopatia e responsabilidade penal: notas para não se render ao mito do monstro

Ato em Salvador denuncia aumento de feminicídios e violência contra mulheres; veja como participar

Ataque a tiros em praia deixa 10 mortos e feridos

Autoria do pão delícia pode ser decidida na Justiça; entenda

STJ impede exclusão de ICMS e o PIS/Cofins da base de cálculo do IPI

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

VÍDEO: Família dança funk melody durante velório em homenagem a falecido

19 de julho de 2025
Argentina x Brasil: onde assistir à Liga das Nações Masculina de Vôlei 
Gripe aviária: veja quem suspendeu compra de frangos brasileiros 
Minecraft para PS4 lidera vendas na OLX no início de 2025 
Messi e CR7 podem ser os primeiros a jogar 6 Copas do Mundo na história 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?