Agora com seu visual revelado, o Volkswagen Tera terá pela frente alguns meses de preparação antes de ter suas vendas iniciadas entre maio e junho. Ainda é necessário iniciar sua produção em escala na fábrica da Volks em Taubaté (SP), que dividirá com o Polo. Mas esta relação vai se repetir do outro lado do oceano Atlântico, assim como aconteceu com o Nivus.
Desenvolvido inteiramente no Brasil, o VW Tera fabricado em Taubaté (SP) também será enviado para praticamente todos os mercados da América Latina. Além disso, o modelo já está com visto pronto para ser fabricado também na África do Sul. Inclusive, algumas unidades pré-série montadas no Brasil já foram enviadas para lá.
O nome “Tera”, bem como as outras seis opções que a Volkswagen considerou para o carro, também foram registrados em outros mercados da África, como Gana, Egito, Marrocos, Algeria, Quenia e Tunísia, onde o SUV compacto também poderá ser vendido exatamente com o mesmo visual, mas com outro nome.

Acontece que o registro do nome “Tera” para um automóvel foi negado na África do Sul por causa da semelhança com “Terra”, um carro da Nissan. Um novo nome será decidido ainda neste mês de março.
A produção, porém, só começará em no início de 2027, na fábrica de Kariega – a mesma que produz o Polo Vivo (da geração passada) e o Polo atual que é enviado para outros mercados da África e também para a Europa.

A unidade sul-africana receberá novos equipamentos para a fabricação do Tera ainda no primeiro semestre de 2025. Parte dos componentes, porém, poderão ser enviados do Brasil.
O SUV de origem brasileira não será vendido na Europa, porém. Seu foco estará nos mercados onde ainda há demanda por carros com motores de combustão interna, seja com direção do lado esquerdo ou direito – como é na África do Sul.

O Volkswagen Tera é mais um carro desenvolvido no Brasil e com design assinado pelo brasileiro José Carlos Pavone (designer-chefe da marca alemã para as Américas) que também será fabricado fora do Brasil. O primeiro foi o VW Nivus, que também é fabricado na Espanha para ser vendido na Europa e na África com o nome Taigo.