A Volkswagen encontrou, finalmente, o sucesso que precisava com o Polo: foi o carro de passeio mais vendido do Brasil em 2024. O segredo do sucesso foi o lançamento do Polo Track, versão de entrada mais voltada para vendas diretas, modalidade que respondeu por 68,32% dos emplacamentos do compacto em 2024.
O VW Tera virá para pegar os clientes que normalmente comprariam versões mais caras do Polo, mas que talvez não queiram um hatch. Para isso, vai usar nomes de versões que ficaram consagradas com o VW Up!, fora de linha desde 2021.
Com apresentação marcada para o dia 2 de março, em pleno Carnaval, o Volkswagen Tera será posicionado como o SUV mais barato da marca, com preços abaixo do Nivus (que hoje parte de R$ 143.490) e T-Cross (R$ 152.490 na versão 200 TSI).

Um novo teaser da apresentação do carro deixa à mostra o nome da versão topo de linha: High, o mesmo nome das versões mais caras do subcompacto Up! nos seus tempos áureos – junto com as versões Take e Move. Até a posição do logotipo é igual: na porta, sob o retrovisor e próximo ao para-lama.
A Volks vem trabalhando para posicionar o novo modelo como um carro popular em um sentido mais amplo da palavra. Será um carro com visual interessante e acessível para o público jovem, por isso faz sentido não seguir a nomenclatura mais tradicional dos outros modelos (como Comfortline e Highline).

Posicioná-lo exatamente na mesma faixa de preços que o Polo normalmente seria um problema. O hatch parte de R$ 92.990 na versão Track e chega a R$ 127.490 na variante Highline – o Polo GTS está saindo de linha para dar espaço ao inédito Nivus GTS.
Porém, o hatch não vende nas versões mais caras. Ao longo de 2024, 44.414 unidades foram vendidas no varejo, o que corresponde a 31,68% dos emplacamentos. Com os preços atuais, o cliente que tem dinheiro acaba optando por um veículo mais caro ao invés de um de entrada, ainda mais se estiver preocupado com a questão de imagem, agora que o Polo está mais comum nas ruas.

O VW Tera 2026 tem chances de conquistar o cliente nesta faixa de preços. A estimativa é que custe algo entre R$ 100.000 e R$ 120.000, o mesmo que o Polo. Não deverá passar dos R$ 120.000, afinal, tanto o Nivus quanto o T-Cross têm suas versões Sense por R$ 119.890, voltada para o público PCD, mas que também é vendida para outras pessoas por conta da lei.
Isto ajudaria a enfrentar o Fiat Pulse, seu principal concorrente, que parte de R$ 107.990 na versão 1.3 manual e alcança os R$ 144.990 na variante Impetus com motor 1.0 turbo e sistema híbrido leve. Outro rival, o Renault Kardian, parte dos R$ 99.990 na versão manual e chega aos R$ 138.990 na topo de linha Premiere Edition.
Também será o menor utilitário da marca, medindo cerca de 4,10 metros de comprimento. Isto o deixará muito próximo do Polo, que mede 4,05 m. O entre-eixos deverá ser o mesmo, de 2,56 m.
Para garantir que tenha preço, o Tera deverá contar com os motores 1.0 da Volkswagen, tanto o MPI de 84 cv quanto o TSI de 116 cv – o 1.0 turbo de 128 cv ficará restrito ao Nivus e T-Cross. Em algum momento, deverá receber o sistema híbrido leve da marca, que será produzido em São Carlos (SP), ainda sem data de estreia.