Ainda não inventaram um termo bom para se referir aos SUVs esportivos como fizeram com os “hot hatches”. Mas eles estão aí e estão se tornando cada vez mais populares. A prova disso é que a VW não só confirmou uma versão R para o T-Roc, como também estuda relançar um Tiguan R para a Europa e a Austrália.
Quem levantou essa possibilidade foi Pedro Martinez Diaz, chefe de vendas e marketing da Volkswagen R, durante o lançamento oficial do Golf R na Austrália. Em entrevista ao CarExpert, além de confirmar a versão esportiva T-Roc, ele também soltou a seguinte frase: “Eu nunca diria não. O Tiguan R fez muito sucesso na Europa e na Austrália… veremos.”

O executivo não entregou os planos logo de cara, mas deixou a porta aberta para especulações. Caso seja verdade, podemos estar diante não só do retorno do Tiguan R, mas também de uma possível despedida da divisão R aos moldes que conhecemos. Até 2030, a R se tornará uma divisão esportiva exclusiva para carros elétricos.

E para saber o que esperar do possível Tiguan R que está por vir, precisamos nos lembrar de como ele era em 2020 e como está o SUV atualmente. Na Europa, a versão mais potente é a eHybrid, um PHEV de 272 cv. Ele está longe de ter a preparação esportiva de um modelo R, mas vem com o pacote visual R-Line.
Já em sua última encarnação, o Tiguan R era bem diferente. Ele não tinha eletrificação e toda sua força vinha de um motor 2.0 turbo de 320 cv e 42,8 kgfm. Para completar o pacote de esportividade, ele ainda tinha um câmbio de dupla embreagem de sete marchas e o sistema de tração integral 4Motion da VW.

Havia ainda diferencial traseiro com vetorização de torque e suspensão mais baixa, com amortecedores mais firmes que a versão padrão. No 0 a 100 km/h, o SUV levava cerca de 5 s.
No visual, ele não era tão apelativo para a esportividade e se passava facilmente por um SUV comum. Porém, as saídas de escape quádruplas entregavam sua vocação esportiva.

Para um novo modelo, a VW poderia vir com algo ainda mais potente. O Tiguan europeu e o americano — que assim como o nosso é baseado no Tayron — são feitos na plataforma MQB Evo, a mesma do Golf R. Isso possibilitaria que a versão R fosse equipada com o mesmo motor 2.0 turbo de 333 cv e 42,82 kgfm e pudesse até pintar nas Américas, algo que não aconteceu com o anterior.

A VW pode tentar uma abordagem mais ecológica para driblar as normas de emissões europeias, mercado que possivelmente será o foco do provável Tiguan R. Fora isso, espera por outras adaptações mecânicas, como a suspensão esportiva e o diferencial traseiro, que vimos no modelo de 2020.
Se optar pela segunda opção, já existe um concorrente direto esperando pelo Tiguan R. O RAV4 GR-Sport tem o mesmo trem de força híbrido plug-in de 324 cv da versão PHEV comum, mas tem toques especiais da Gazoo Racing, como uma recalibração da suspensão e maior rigidez estrutural.