No Brasil, não há consenso sobre a regulação de redes sociais; o que existe é uma grande desconfiança em relação a quem hoje mais insiste nela
Este conteúdo foi originalmente publicado em Waack: Governo usa regulação das redes para embate político no site CNN Brasil. Política, Big Techs, Luiz Inácio Lula da Silva (Lula), Meta, Redes sociais, STF (Supremo Tribunal Federal), Waack, Wiiliam Waack, William Waack CNN Brasil
De que forma se poderia regular as redes sociais é um importantíssimo assunto que afeta toda a sociedade brasileira e suas instituições. Não é uma questão de marketing.
Essa foi, porém, a abordagem que o governo brasileiro escolheu para lidar com uma situação que considera vital para seu principal grupo político, que sempre buscou o domínio da narrativa.
Seja pelas tentativas canhestras de antigamente de controle social da mídia, seja agora por se julgar inferiorizado em relação ao adversário político no uso e domínio das redes.
Diz o ministro Haddad, ecoando o que pensa o PT e o governo, que as big techs se aliaram à extrema-direita. Esse é exatamente o ponto.
O Planalto enxerga a questão da regulação não pela sua imensa importância social, mas pelo seu significado na luta política eleitoral.
Nesse contexto, não só a polarização dificulta o caminho de uma eventual regulação – cuja discussão é legítima e cuja necessidade deve ser decidida pelo Congresso Nacional – como também revela uma postura preocupante.
Ocorre que o Executivo e o STF acham, parar usar a gíria, que essa bola é deles e que vão “matar no peito”, desafiando as competências estabelecidas na Constituição.
De fato, o jogo das big techs e seu alinhamento com o governo da ainda maior potência do planeta criam uma nova realidade política.
Essa realidade é difícil também para os sistemas políticos e jurídicos de países da Europa, por exemplo, nos quais há um entendimento muito mais restrito do que nos Estados Unidos sobre o que é liberdade de expressão nas redes sociais.
No Brasil, não há consenso sobre a regulação de redes sociais. O que existe é uma grande desconfiança em relação a quem hoje mais insiste nela. Marketing político não resolve isso.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Waack: Governo usa regulação das redes para embate político no site CNN Brasil.