Índice de Preços ao Consumidor dos EUA registrou alta de 2,7% em relação ao ano anterior, depois de atingir 3% em setembro Mercado, Bolsas dos EUA, Micron Technology, Wall Street CNN Brasil
Os principais índices acionários de Wall Street abriram o pregão desta quinta-feira (18) em alta.
As bolsas foram impulsionadas por dados mostrando que a inflação nos Estados Unidos desacelerou em novembro para a menor taxa desde julho.
O Índice de Preços ao Consumidor registrou alta de 2,7% em relação ao ano anterior, depois de atingir 3% em setembro, de acordo com dados do Departamento de Estatísticas do Trabalho do país divulgados nesta quinta (18).
Além disso, a previsão de um crescimento expressivo da fabricante de chips Micron aliviou parte das preocupações do mercado com a avaliação do setor de tecnologia. As ações da Micron Technology subiram após uma previsão de lucros acima do esperado, devido à escassez mundial de chips de memória em meio à forte demanda dos centros de dados de IA. Por volta das 12h15, no horário de Brasília, os papéis valorizavam mais de 10%.
A escassez de memória em todos os setores – de smartphones a grandes centros de dados – aumentou os preços, ajudando a Micron a prever o lucro ajustado do segundo trimestre em quase o dobro das expectativas de Wall Street.
“A oferta restrita de memória causada pela imensa demanda de infraestrutura de IA está impulsionando os preços de mercado da Micron e de seus pares de chips de memória”, escreveram os analistas da Morningstar em uma nota.
A Micron é um dos três principais fornecedores de chips de memória de alta largura de banda (HBM, na sigla em inglês), ao lado da sul-coreana Samsung e da SK Hynix . Os chips são essenciais para o treinamento e a implementação de modelos de IA generativos. O preço das ações da Micron subiu mais de 160% este ano, enquanto as ações da Samsung e da SK Hynix, listadas na Coreia do Sul, mais que dobraram e triplicaram de valor, respectivamente.
Na abertura, o Dow Jones subiu 0,45%, a 48.101 pontos. O S&P 500 ganhou 0,84%, a 6.778 pontos, enquanto o Nasdaq valorizou 1,40%, a 23.012 pontos.
Por volta das 12h15, pelo horário de Brasília, o Dow Jones subia 0,57%, a 48.160 pontos. O S&P 500 ganhava 0,77%,a 6.773 pontos, enquanto o Nasdaq valorizava 1,05%, a 22.932 pontos.

