Procuradores abriram investigação criminal contra o Fed e Powell Mercado, Bolsas dos EUA, Mercado Financeiro, Wall Street CNN Brasil
Os principais índices acionários de Wall Street abriram em baixa nesta segunda-feira (12), em meio a temores sobre a independência do banco central dos Estados Unidos.
Por volta das 11h50, pelo horário de Brasília, o Dow Jones caía 0,52%, a 49.248 pontos. O S&P 500 recuava 0,22%, a 6.950 pontos, enquanto o Nasdaq despencava 0,18%, a 23.628 pontos.
Procuradores federais abriram uma investigação criminal sobre a reforma de US$ 2,5 bilhões da sede do Federal Reserve, em Washington, nos Estados Unidos. O presidente Jerome Powell também é alvo e disse, no domingo (11), que está sendo investigado por não ceder à pressão do governo do presidente Donald Trump para abaixar a taxa de juros do país.
Além disso, as ações de bancos e empresas de cartão de crédito caíram depois de Trump anunciar um limite de 10% nas taxas de juros de cartões de crédito por um ano, a partir de 20 de janeiro.
As ações do Citigroup despencavam quase 3%, as do JPMorgan Chase caíam mais de 1% e as do Bank of America quase 1% por volta do mesmo horário.
A American Express, empresa de cartões de crédito, perdia mais de 4%, e empresas de financiamento ao consumidor como Synchrony Financial, Bread Financial e Capital One registravam quedas de 6%, 11% e 6%, respectivamente.
E os papéis da gigante energética americana Exxon Mobil caíam quase 2%, depois de Trump ter declarado que poderia impedir a empresa de investir na Venezuela após os comentários do CEO Darren Woods de que o país sul-americano é “inviável para investimentos”.
De acordo com a agenda econômica do país, o relatório de inflação de preços ao consumidor dos EUA, um dos dados cruciais para avaliar os próximos passos do Fed, será publicado na terça-feira (13) e o mercado, por ora, volta os olhares para isso.
*Com informações da Reuters

