Persistem preocupações em Wall Street sobre a lucratividade do boom da IA e se os enormes gastos das empresas serão justificados Mercado, Bolsas dos EUA, Inteligência Artificial, Wall Street CNN Brasil
As bolsas dos Estados Unidos encerraram em queda nesta terça-feira (3), com investidores preocupados com a possibilidade de a inteligência artificial (IA) criar mais concorrência para fabricantes de software.
O S&P 500 caiu 0,84%, a 6.917 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq perdeu 1,43%, a 23.255 pontos. O Dow Jones teve queda de 0,34%, a 49.240 pontos.
As gigantes Nvidia e Microsoft caíram quase 3% cada. A Alphabet recuou mais de 1% antes do balanço corportaivo previsto para quarta-feira (4), enquanto a Amazon cedeu quase 1,8% antes da divulgação de resultados na quinta-feira (5).
Um catalisador foi que a startup de IA Anthropic revelou novas funcionalidades para o chatbot Claude, incluindo assistência e execução de tarefas associadas ao trabalho jurídico. O anúncio alimentou temores de interrupções para empresas de software que fornecem dados e serviços para o setor jurídico.
Persistem preocupações em Wall Street sobre a lucratividade do boom da IA e se os enormes gastos das empresas serão justificados. As ações da Microsoft caíram 10% na quinta-feira (29), eliminando quase US$ 360 bilhões em valor de mercado, após a empresa reportar um crescimento menor do que o esperado nas vendas de nuvem e um aumento nos gastos com IA.
Enquanto os mercados estavam em baixa, as ações do Walmart subiram quase 3%, elevando o valor de mercado da empresa acima da marca de US$ 1 trilhão pela primeira vez.
Além disso, no radar geopolítico, os relatos de que os Estados Unidos abateram um drone iraniano que se aproximava de um porta-aviões americano alertaram o mercado.
*Com informações da CNN

