Mercado também segue monitorando os desdobramentos geopolíticos após os EUA anunciarem a apreensão de um petroleiro de bandeira russa ligado à Venezuela Mercado, Bolsas dos EUA, Wall Street CNN Brasil
Os principais índices de Wall Street fecharam o pregão desta quarta-feira (7) sem uma direção única, com foco em dados de emprego divulgados mais cedo.
O setor privado dos Estados Unidos abriu menos vagas de trabalho do que o esperado em dezembro, de acordo com o relatório nacional de emprego da ADP.
41.000 postos de trabalho foram abertos no setor privado no mês passado, após fechamento revisado de 29.000 em novembro. Economistas consultados pela Reuters previam criação de 47.000 postos de trabalho, depois de um declínio de 32.000 em novembro relatado anteriormente.
Já as vagas de emprego em aberto nos EUA caíram mais do que o esperado em novembro, enquanto as contratações diminuíram, sugerindo que a demanda por mão de obra continuou diminuindo em meio à incerteza econômica.
As vagas de emprego em aberto, uma medida da demanda de mão de obra, caíram em 303.000, para 7,146 milhões no último dia de novembro, de acordo com o Departamento de Estatísticas do Trabalho dos EUA no relatório JOLTS.
Ambos não são os indicadores preferidos do Federal Reserve (o banco central dos EUA) para medir o aquecimento do mercado de trabalho, mas podem trazer algumas pistas sobre a condução da política monetária do país antes do importante relatório de empregos do governo, que vai ser divulgado na sexta-feira (9).
Dados de emprego mais fracos do que o esperado podem reforçar a argumentação a favor de cortes nas taxas de juros pelo Fed em 2026.
Além disso, a atividade do setor de serviços dos EUA acelerou inesperadamente em dezembro, sugerindo que a economia encerrou 2025 em uma base sólida.
O Instituto de Gestão de Fornecimento (ISM) informou que o Índice de Gerentes de Compras (PMI) do setor não manufatureiro aumentou de 52,6 em novembro para 54,4 no mês passado. Economistas consultados pela Reuters previam leitura 52,3. Esse PMI é visto de modo mais atento por investidores – já que é medido apenas nos EUA e tem uma metodologia mais abrangente que o S&P.
O Dow Jones fechou em baixa de 0,94%, aos 48.996 pontos. O índice fechou em recorde na terça-feira (6), acima dos 49.000 pontos pela primeira vez.
Enquanto isso, o Nasdaq avançou 0,16% e terminou o dia aos 23.584 pontos. E o S&P 500 também caiu 0,34%, aos 6.921 pontos.
Ações de empresas de aquisição de imóveis despencaram depois que o presidente Donald Trump anunciou que tomaria medidas para proibir investidores de Wall Street de comprar casas unifamiliares, em uma tentativa de reduzir os preços dos imóveis.
O JP Morgan caiu e fechou em queda de mais de 2% depois de a Wolfe Research alterar a recomendação do banco de “desempenho superior” para “desempenho em linha com o mercado”.
As ações da Nvidia, Microsoft e Alphabet subiram 1,07%, 1,04% e mais de 2%, respectivamente, com os investidores voltando a investir em ações do setor de Inteligência Artificial.
Reforçando o otimismo no setor, a Anthropic planeja uma captação de recursos bilionária – que avaliaria a criadora do chatbot claude em US$ 350 bilhões.
Os investidores também seguem monitorando os desdobramentos geopolíticos após os EUA anunciarem a apreensão de um petroleiro de bandeira russa, ligado à Venezuela. A Rússia alegou que a ação foi uma violação da lei marítima.
Além disso, a Casa Branca afirmou na terça (6) que Trump estava discutindo opções para a aquisição da Groenlândia, incluindo o possível uso das forças armadas americanas.
*Com informações da Reuters

