Embaixador da China esteve no Palácio do Planalto para comunicar provável ausência do presidente Política, Cúpula dos Brics, Xi Jinping CNN Brasil
O Palácio do Planalto foi avisado de que o presidente da China, Xi Jinping, não deverá mais vir à cúpula de líderes do Brics. O encontro ocorre nos dias 6 e 7 de julho, no Rio de Janeiro, e ganhou especial relevância em meio à escalada do conflito no Oriente Médio.
Segundo fontes ouvidas reservadamente pela CNN, o embaixador chinês em Brasília, Zhu Qingqiao, foi ao Planalto nesta terça-feira (24) para comunicar o governo brasileiro sobre a provável ausência de Xi. O primeiro-ministro, Li Qiang, liderará a delegação de Pequim no Rio.
Se confirmada a desistência, será a primeira vez em que Xi perde uma cúpula do Brics. Durante a pandemia, ele participou dos encontros virtualmente. Em 2023, na África do Sul, deixou o país momentos antes do discurso previsto — mas chegou a se reunir com os demais líderes.
Xi e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontraram duas vezes nos últimos meses. Em novembro do ano passado, o chinês esteve na cúpula do G20, também no Rio. Em maio, o petista foi a Pequim e participou da cúpula China-Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos).
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, também não estará no Rio. Ele tem evitado viagens internacionais para países signatários do Estatuto de Roma, responsável pela criação do Tribunal Penal Internacional (TPI), que expediu um mandado de prisão por crimes cometidos na guerra da Ucrânia.