O YU7 é o segundo carro da Xiaomi desde que a empresa sediada em Pequim entrou no setor automobilístico Auto, SUV, Veículos Elétricos, Xiaomi CNN Brasil
A fabricante chinesa de veículos elétricos e smartphones Xiaomi precificou nesta quinta-feira (26) seu novo SUV elétrico YU7 a partir de 253.500 iuanes (aproximadamente R$ 195 mil), quase 4% abaixo do Model Y da Tesla, intensificando o desafio à empresa norte-americana no maior mercado automotivo do mundo.
O modelo básico do YU7 custa 10 mil iuanes a menos do que o preço inicial do Model Y da Tesla na China, com os modelos de gama superior YU7 Pro e YU7 Max custando 279.900 e 329.900 iuanes, respectivamente.
A Xiaomi começou a receber pedidos para todos os três modelos na noite de quinta-feira (25), atingindo 200 mil pedidos em três minutos após o início da venda.
O Model Y da Tesla, que foi o SUV mais vendido da China em maio, custa a partir de 263.500 iuanes na China (ou quase R$ 203 mil).
A Xiaomi disse que fará parceria com a BYD, a GAC Toyota e a Zhengzhou Nissan para construir um ecossistema que conecte humanos, casas e carros.
O presidente-executivo e fundador da Xiaomi, Lei Jun, disse que quer que o YU7 compita com o Model Y e os analistas dizem que ele tem potencial para ser bem-sucedido.
“O YU7 servirá como um teste inicial para saber se a Xiaomi pode ampliar seu apelo para além dos primeiros usuários e entusiastas da tecnologia para se tornar um participante sério no segmento de veículos elétricos para o mercado de massa”, disse Rosalie Chen, analista sênior da Third Bridge.
O YU7 tem uma autonomia de até 835 quilômetros por carga, em comparação com a autonomia de até 719 quilômetros do Model Y, que teve sua versão atualizada lançada em janeiro.
O YU7 é o segundo carro da Xiaomi desde que a empresa sediada em Pequim entrou no setor automobilístico no ano passado com seu sedã elétrico esportivo SU7, que foi inspirado no estilo da Porsche e tinha preço abaixo do Model 3 da Tesla. Desde dezembro, o SU7 tem superado o Model 3 da Tesla na China em uma base mensal.
Em março, a Xiaomi aumentou sua meta de entregas de veículos elétricos este ano para 350 mil, em comparação com ao objetivo anterior de 300 mil unidades.