A Zeekr está lançando seu terceiro modelo no Brasil. Trata-se do Zeekr 7X, um SUV elétrico de porte médio, design menos rebuscado e com preço de híbrido plug-in: R$ 448.000.
O projeto foi desenvolvido em Gotemburgo, na Suécia, terra natal da Volvo. A liderança ficou por conta do chefe de design da marca, Stefan Sielaff, partindo do conceito chamado de “Hidden Energy”. É diferente do primeiro lançamento da marca, o SUV Zeekr X, conseguindo extrair uma identidade própria.
Diferente do X, o 7X opta por um design horizontal e um capô mais baixo, com destaque para a grande faixa preta que separa ele da pseudo grade. Lá fora, esta seção pode funcionar como uma tela personalizável, mas este opcional ficou de fora do pacote do Brasil.

Os faróis de led Matrix são bem mais baixos que os do irmão e muito mais finos, quase não dando para percebê-los. O DRL de led é uma fina barra que fica entre a barra preta e os faróis.
Na traseira, o visual fica mais minimalista. Há poucos detalhes e vincos, o que evidencia ainda mais a lanterna horizontal que cruza todo o porta-malas, com uma pequena divisória no centro. As rodas são de alumínio forjada com 20’’.

O Zeekr 7X é posicionado acima do X não só pelo preço e conteúdo, mas também pelo seu tamanho. São 4,78 m de comprimento, 35 cm maior que o irmão, além de ter 2,90 m de entre-eixos. A largura é de 1,93 m e a altura é de 1,65 m. Além disso, seu porta-malas tem 616 l, mas pode chegar aos 1.978 l com o banco traseiro rebatido.
Vendido em versão única, a Flagship, o 7X é equipado com dois motores elétricos de imã síncrono, que juntos entregam 646 cv e 72,4 kgfm. Segundo a Zeekr, apesar de grande, ele foi projetado para os entusiastas da direção e pode ir de 0 a 100 km/h em 3,8 s.

A bateria tem 100 kWh e garante uma autonomia de 423 km. Graças à arquitetura de 800V, ele aceita carregamento rápido de até 360 kW. Nessa condição, é possível carregar de 10% a 80% em 13 minutos.

Segundo a Zeekr, a suspensão foi pensada para oferecer conforto e esportividade ao condutor. O conjunto tem molas pneumáticas, com braços duplos triangulares na dianteira e cinco braços na traseira. Tudo isso é ajustado eletronicamente, podendo assumir cinco configurações diferentes de altura. Quanto maior a velocidade, menor a altura da carroceria.
Isso favorece também o fora de estrada. Com o modo off-road ativado, o 7X eleva a carroceria em até 45 mm, mas só em velocidades até 40 km/h. Acima disso, a altura será ajustada automaticamente de acordo com a velocidade.

Por dentro, o 7X reforça a proposta de ser um carro de luxo. A cabine é toda revestida com um material sintético “de toque aveludado tão suave quanto o couro”. O teto solar panorâmico tem formato curvo e todas as janelas são equipadas com cortinas elétricas, que filtram até 99% dos raios UV, segundo a marca.
De fábrica, ele já vem com sete airbags e traz um pacote completo de recursos ADAS, o que inclui frenagem autônoma de emergência, sistema anti-colisão traseira com detecção de pedestres, assistente de permanência e centralização de faixa, piloto automático adaptativo, câmera de visão 360º, entre outros.

Como virou padrão entre os chineses, a central multimídia é grande, de 16’’, e tem Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Enquanto o quadro de instrumentos tem 13,2’’ com formato curvo. Mas o que mais impressiona é o head-up display de 36,2’’, podendo exibir a velocidade do veículo, navegação e informações de direção inteligente em tempo real, bem na frente do motorista.

Na frente, ambos os assentos têm ajustes elétricos, ventilação, aquecimento e até massagem. O ar-condicionado é automático e digital com 3 zonas e o sistema de som tem 7 canais e 14 alto-falantes.

Um equipamento interessante é a câmera voltada para o banco traseiro, que transmite imagens na central para o motorista em um discreta janela flutuante. Pode ser útil para apartar brigas das crianças que estiverem na segunda fila.
O Zeekr 7X tem 5 opções diferentes de cores para a carroceria e duas para o acabamento interno. Apesar de estar em seu lançamento, o preço de R$ 448.000 não é uma promoção. Porém, quem comprar até o dia 31 de agosto levará para a casa um wallbox de 7 kW a 22 kW de potência e um ano de garantia extra, totalizando 6. O SUV tem ainda 8 anos de garantia da bateria e três anos grátis de conectividade 5g — ambos não fazem parte das condições especiais de lançamento.